Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 2 de janeiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Nova rotina do BC sustenta dólar, que fecha em leve alta

27 Abr 2007 - 15h57
Após uma sessão com pouca volatilidade, o dólar encerrou em ligeira alta nesta sexta-feira sustentado pela atuação do Banco Central.

A moeda norte-americana encerrou vendida a 2,031 reais, com alta de 0,20 por cento, mesma variação do dólar na semana.

"O mercado esteve comportado... O PIB americano saiu abaixo do esperado, (mas) não chegou a ter repercussão muito forte no mercado", avaliou o gerente de câmbio de um banco internacional, que preferiu não ser identificado.

A economia norte-americana cresceu apenas 1,3 por cento no primeiro trimestre de 2007, o pior resultado em quatro anos. O resultado, que foi acompanhado por inflação maior que o esperado, chegou a afetar os mercados acionários, mas foi contrabalançado em Wall Street por uma nova série de lucros acima das previsões.

Com a trégua no cenário externo, a atenção dos investidores se concentrou na atuação da autoridade monetária. O BC anunciou pela manhã mais um leilão de swap cambial reverso, operação que tem efeito de uma compra futura de dólares. O leilão teve os mesmos moldes da véspera, com 12.700 contratos em volume equivalente a cerca de 600 milhões de dólares.

À tarde, o BC fez mais um leilão de compra de dólares no mercado à vista e aceitou pelo menos sete propostas, segundo um operador.

"Está se tornando uma rotina, atuando pela manhã no swap reverso e à tarde com o pessoal aguardando o leilão à vista", disse o gerente.

Após o comunicado do dia 13, em que o BC dispensou a necessidade de avisar os leilões de swap cambial reverso com um dia de antecedência, o mercado assistiu a uma série de medidas da autoridade monetária para reduzir a previsibilidade das atuações no mercado de câmbio.

Nesta semana, porém, a autoridade monetária deixou de fazer leilão de swap cambial reverso apenas na terça-feira, e a operação desta sexta-feira foi a terceira seguida na primeira metade da sessão.

Para João Medeiros, diretor de câmbio da corretora Pioneer, apesar de as atuações do Banco Central não terem força para reverter a tendência de queda do dólar, elas são responsáveis por sustentar a cotação no atual patamar.

"(O dólar) não cai mais porque o BC tem agido de forma consistente. Se não tivesse vindo para leilão de swap e compras todo dia, o câmbio tinha derretido", afirmou.

Os negócios também foram influenciados nesta sessão pelo início da formação da última Ptax (taxa média do dólar) do mês, que serve de referência para a liquidação de contratos futuros. Por causa do feriado de 1o maio na terça-feira, alguns investidores anteciparam os ajustes, na opinião dos analistas.

"Vamos ter um dia atípico na segunda-feira", afirmou Medeiros.

 

 

 

G1

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

RÉVEILLON NO BRASIL
Réveillon chegando! Veja 8 cidades com festas incríveis e gratuitas
FOTO: LIVE BONITO INFORMA LIVE DIRETO DE BONITO
Balneário de Bonito (MS) lotado, fim de ano chegou, assista na LIVE
SALÁRIO MÍNIMO 2025
Novo salário mínimo será de r$ 1.518,00 a partir desta quarta; aumento real
Equipe durante buscas; Foto: Reprodução/Ricardo Brandão
Mais um corpo é resgatado após queda de ponte; mortes chegam a 10
Tragédia em Poços de Caldas: Enfermeira é morta pelo marido após revelar demissão

Mais Lidas

(Reprodução: Leitor Midiamax e Redes Sociais)TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Casal morre em acidente envolvendo 03 carros horas antes da virada do ano
Ermeson ROMPE acordo político garante vitória de Ronaldo do Lanche em disputa acirrada pela presidência da Câmara de Fátima do Sul. (FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA)FÁTIMA DO SUL - NOVO PRESIDENTE
Ermeson rompe acordo e Ronaldo do Lanche vai presidir Câmara de Fátima do Sul
FOTOS: DHIONE TITO / JORNAL FÁTIMA NEWSFÁTIMA DO SUL - GANHADORES
Confira quem foram os GANHADORES dos prêmios do Aniversário de 23 anos do Mercado Julifran
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - DINHEIRO EM CAIXA
Ilda Machado encerra mandato com dinheiro depositado para obras em andamento e R$ 6 milhões em caixa
Plantão
Van do grupo Zíngaro se envolve em acidente em trecho de rodovia em obras a caminho de Jateí