Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 5 de fevereiro de 2025
GOVERNO FEVEREIRO 2025 DENGUE 02
Busca
Busca
Brasil

Município de Ivinhema inicia plantio de urucum

17 Mar 2007 - 05h36
O município de Ivinhema iniciou o plantio do urucum, o tradicional colorau. A cultura faz parte do programa de diversificação rural com o fortalecimento da agricultura familiar e a conseqüente geração de emprego e renda que a Prefeitura vem desenvolvendo através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico.

O prefeito Renato Câmara (PMDB) esteve recentemente na cidade paulista de São João do Pau d’Alho acompanhado de produtores de Ivinhema, onde conheceram a realidade econômica que o urucum está proporcionando à economia do município e para os agricultores. Os ivinhemenses vieram otimistas e agora iniciam o plantio.

Pelo menos 20 agricultores de Ivinhema já se organizaram, inclusive com a Ampagov (Associação de Moradores, Pecuaristas e Agropecuários da Gleba Ouro Verde), para alavancar a produção de colorau. Já há sementes para todos eles. Outros produtores também estão à espera da viabilização de mais sementes para começar a plantar.

O primeiro a iniciar o cultivo do urucum é o produtor Jair Pôncio, da Gleba Ouro Verde. Ele está concluindo o plantio em cerca de três hectares. Além da família, o próprio presidente da Cooperavi(Cooperativa Agropecuária do Vale do Ivinhema), José Lúcio Neto, esteve ajudando no plantio, que marca mais uma realidade econômica para os produtores de Ivinhema.

O técnico da Agraer, que substituiu o Idaterra, Valdecir Sebastião, esteve na propriedade de Jair, onde acompanhou o plantio e forneceu mais informações. A produção de urucum traz um lucro de mais de 50% em plena produção, já que a lavoura exige o mínimo de tratos culturais e produz muito por mais de 25 anos.

Os agricultores de Ivinhema pretendem cultivar pelo menos 20 mil mudas em cerca de 35 hectares. “Nós já estamos produzindo café e mandioca na propriedade, e agora diversificamos com o colorau e estamos otimistas. Aliás, todos os agricultores estão muito esperançosos com essa nova lavoura que está sendo introduzida no município”, disse Jair.

Os ivinhemenses iniciaram o plantio agora, mas eles informaram que antes mesmo de começar o cultivo várias empresas já entraram em contato para fazer contrato de compra, inclusive a Cristian Hanser, a maior empresa do setor no Brasil. O urucum tem uma série de vantagens: cerca de 50% de lucro, tratos culturais mínimos e a garantia de mercado.

O urucum é uma planta originária da América do Sul, mais especificamente da região amazônica. Seu nome popular tem origem na palavra tupi "uru-ku", que significa "vermelho". De suas sementes extrai-se um pigmento vermelho usado pelas tribos indígenas brasileiras e peruanas como corante e como protetor da pele contra os raios solares intensos. Hoje ele é usado amplamente na indústria alimentícia como corante de diversos produtos.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Trânsito Violênto
Idoso de 88 anos morre atropelado por motoboy que empinava moto na zona norte de SP (Vídeo)
Adobe Stock BRASIL
O Futuro dos Cassinos Online no Brasil e o Impacto da Nova Regulamentação
Influenciadora de conteúdo adulto morre após cair de varanda de hotel; polícia investiga o caso
Itens da cesta básica apresentam variação de até 200% em Campo Grande
Ação Solidária
Ajude na restauração da residência da técnica de enfermagem Luci em Fátima do Sul

Mais Lidas

Plantão
Investigação revela premeditação em feminicídio de Karina Corim (Vídeo)
Região
Acaba de falecer Karina Corim a segunda vítima do ataque brutal de ex assassino em Caarapó-MS
DEODÁPOLIS - ACIDENTE
Caminhonete capota após colisão com carro casal fica ferido em acidente em Deodápolis
Região
Caminhão perde o freio e causa acidente envolvendo dois carros na BR-163
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Anedina de Andrade, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento