Em todo o Estado de Mato Grosso do Sul 5.170 candidatos estão disputando as eleições municipais deste ano conforme dados provisórios do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). A maioria dos candidatos - 4.972 - disputam vagas para as câmaras municipais, enquanto 208 concorrem a prefeito. Esse números, contudo, tendem a cair já que os juízes eleitorais ainda estão julgando pedidos de impugnação de candidaturas e analisando casos de ineligibilidade apontadas pelos Tribunais de Contas.
Dos 208 candidatos a prefeito no Estado, Camapuã foi o município em que mais se inscreveram pretendentes ao posto de prefeito (6), seguido por Campo Grande e Guia Lopes da Laguna, com 5 cada. Há dois municípios em que não há disputa: Nair Branti (PDT), de Douradina, e Waldeli dos Santos Rosa (PMDB), de Costa Rica, concorrem à reeleição solitariamente, sem adversários, sendo candidatos únicos.
Ainda de acordo com dados do TRE 43 dos 77 prefeitos de Mato Grosso do Sul são candidatos à reeleição. Os outros estão impedidos de concorrer ao cargo nas eleições de outubro, por estarem cumprindo o segundo mandato consecutivo.
Os municípios com mais candidatos a vereador, representando uma disputa acirrada pelos votos, são Campo Grande (308), Dourados (179), Três Lagoas (149), Ponta Porã (130) e Corumbá (122). Há, contudo, municípios menores, com 9 a 11 vagas nas câmaras, em que proporcionalmente a relação de candidatos por vaga é maior. É o caso da pequena Ladário que 114 candidatos a vereador.
Dourados News
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIP