Mato Grosso do Sul é o sexto no ranking de invasões de terras no País no período de 1º de janeiro a 30 de junho deste ano, segundo relatório da Ouvidoria Agrária Nacional, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. No período foram registradas 11 invasões, perdendo apenas para Pernambuco que lidera com 53 casos, logo atrás vêm São Paulo (37), Minas Gerais (24), Bahia (17) e Paraná (15), enquanto cinco Estados (AM, TO, RR, AP e AC) não registraram nenhuma invasão no primeiro semestre deste ano.
No primeiro semestre deste ano, em todo o País, foram 230 invasões, sendo 100 no Nordeste, 74 no Sudeste, 25 no Centro-Oeste, 22 no Sul e 9 Norte. O número de invasões de terra no primeiro semestre deste ano já supera o total do ano passado, quando foram 222 registrados em 2003, representando um avanço de 96% em relação ao primeiro semestre do ano passado, que teve 117 casos. Significa também o número mais alto já registrado nos seis primeiros meses de um ano pela Ouvidoria Agrária Nacional, criada em 1999.
Para a Ouvidora Agrária Nacional, os números do chamado "Abril Vermelho" acabaram inflando o balanço de todo o semestre, pois foi uma ação muito forte dos movimentos. O "Abril Vermelho" foi uma onda de ações no campo liderada pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) e, naquele mês, foram registradas 109 invasões de terra, enquanto em junho foram 17 invasões, contra 48 de março. no ano passado, junho registrou 18 casos. No balanço, chama a atenção a queda do número de assassinatos no campo. No primeiro semestre, cinco pessoas foram mortas por causa de conflitos fundiários, contra 10 no mesmo período do ano passado. Em 2003, foram 42 assassinatos com tal motivação.
Mídia Max
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIP