Os motoboys estão tomando conta das ruas do Distrito Federal, o aumento do número de motocicletas quase triplicou desde o ano 2000, hoje são quase 25 mil deles. O número de acidentes envolvendo motociclistas também cresceu. Em 2006, foram registrados 87 acidentes fatais, um aumento de 3,6% em relação ao ano anterior.
“O trânsito está muito violento e o fluxo de carros aumentou muito. Os motoristas não respeitam os motoqueiros”, conta o motoboy Eduardo Pereira.
A falta de segurança e a imprudência de motoristas e motociclistas são as principais causas do aumento no número de acidentes com motos. Para diminuir esses índices, o Contran publicou a resolução que obriga o uso de placas com películas reflexivas. O texto estabelece que os veículos do tipo motocicleta, motoneta, ciclomotor e triciclo ficam obrigados a utilizar a nova placa traseira. O prazo para a substituição pelos novos modelos é 1º de agosto.
O presidente do Sindicato dos Motoboys, Reivaldo Alves, acredita que a medida não vai garantir mais segurança no trânsito. “O que tem que ser feito pelo Contran, junto com o governo local e governo federal, é uma campanha educativa para evitar os acidentes de trânsito. Os motoristas devem ter curso de pilotagem e primeiros socorros. Temos que educar o motociclista. Não há como puni-los tirando mais do bolso deles.”, diz.
G1
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar