Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 15 de janeiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Mato Grosso do Sul e Paraná se unem pela integração ferroviária

8 Fev 2011 - 08h28Por Dourados News

 

O governador Beto Richa, do Paraná, e o governador André Puccinelli, do Mato Grosso do Sul, reuniram-se nesta segunda-feira (7), em Curitiba, para unir esforços em torno de um projeto de integração ferroviária entre os dois estados.

O objetivo é viabilizar a construção de um ramal ferroviário interligando a Ferrovia do Pantanal, na região de Maracaju e Dourados, no Mato Grosso do Sul, até Cascavel, no Paraná, passando por Mundo Novo e Guaíra.

“É uma obra fundamental. Além de baratear o custo de escoamento da safra agrícola do centro-oeste e norte do Brasil, vai proporcionar o desenvolvimento econômico e social de toda a região e fortalecer o Porto de Paranaguá”, disse Richa.

O traçado da ferrovia foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-1), do governo federal, em 2008, mas o projeto não progrediu, por falta de apoio do Paraná.

“Volto agora com a receptividade do governador Beto Richa, para que os interesses comuns dos nossos estados possam ser atendidos”, disse o governador André Puccinelli.

“Queremos os dois estados unidos pela continuação do traçado da ferrovia Norte-Sul”, afirmou. A intenção é incluir a obra – que tem custo estimado de R$ 1,6 bilhão – no PAC-2.

Pela proximidade geográfica e pelo volume transportado em outros portos, a saída por trem por Paranaguá é a melhor alternativa para escoar a produção daquela região do centro-oeste brasileiro, que chega a 5 milhões de toneladas de grãos, 2,5 bilhões de litros de álcool e 1,5 milhão de
toneladas de açúcar para exportação, por ano.

Por isso, o governador Puccinelli busca a parceria administrativa do Paraná para a construção de um ramal de 350 quilômetros entre Dourados (MS) e Cascavel (PR). “O barateamento do frete que esta ferrovia proporcionará é muito vantajoso para o nosso estado e a movimentação econômica que os dois estados terão trará muito progresso socioeconômico”, afirma Puccinelli.

O governador sul-mato-grossense já esteve com o ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, e com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, para discutir uma adequação do traçado da ferrovia, de forma a atender melhor os interesses do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

Puccinelli acredita que o volume de mercadorias para transporte entre os dois estados deve atrair interesse da iniciativa privada para o projeto.

A idéia já foi aceita pela ANTT e pelo Ministério dos Transportes e deve ser agora defendida pelos deputados federais dos dois estados.

 

Os deputados federais de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) e Edson Giroto (PR), que acompanharam o Governador André a audiência, representando a bancada, prontificaram-se a encampar esse trabalho na Câmara, buscando a concretização do que ambos classificam como sendo ‘um grande passo para solucionar o problema de logística do Estado’, auxiliando no projeto que busca desenvolvimento e crescimento para Mato Grosso do Sul.

Reinaldo Azambuja saiu bastante otimista do encontro no Palácio Araucária. Deputado de primeiro mandato ele destacou que estará empenhado em defender o interesse do Estado que o elegeu: “Nosso interesse é Mato Grosso do Sul. Se for bom pro nosso Estado, seremos parceiros e defenderemos. No caso da ferrovia é fundamental para que outras ações possam surtir efeito. Não
podemos falar em redução dos custos de produção sem passar por uma transformação na nossa logística e começamos muito bem emplacando esse projeto que há muito queríamos ver sair do papel”. Comentou o parlamentar que já havia participado de outras reuniões no Estado, tratando deste mesmo tema.

Azambuja e Giroto conversaram na oportunidade com os deputados Paranaenses, Nelson Padovani (PSC), Osmar Serraglio (PMDB) e Eduardo Sciarra (DEM) com quem buscaram estreitar relação buscando integração dos estados no trato de outros temas. “Ainda teremos muito o que discutir. A aproximação dos Estados é muito benéfica para todos. Essa abertura do Governador Richa as
conversações com Pucinelli é apenas o começo de uma relação entre estados que deve render inúmeros benefícios a todos”. Finalizou Azambuja.

Tambem participaram do encontro o Secretario de Infra estrutura e Logistica do Paraná, José Richa Filho, o secretario de Planejamento, Cassio Taniguchi, e o Deputado Waldir Russoni, Presidente da Assembléia do Paraná.

FERROESTE — O presidente da Ferroeste, Mauricio Teodoro Quirino, disse que o projeto de uma ferrovia ligando Cascavel a Guaíra está pronto, e aguarda a alocação de recursos para iniciar a obra. O Exército Brasileiro também colocou-se à disposição para fazer o acompanhamento do projeto e da execução da obra.

Quirino afirmou ainda que o produtor economiza em torno de um dólar por tonelada transportada por ferrovia em relação ao transporte rodoviário. “É um dinheiro a mais que fica na cadeia produtiva. No caso do Mato Grosso do Sul, são aproximadamente 5 milhões de dólares apenas da safra de grãos. No Paraná podem ser pelo menos outros 8 milhões de dólares”, afirma o presidente da Ferroeste.

Outra vantagem é o tempo ganho no transporte. De caminhão, do Mato Grosso do Sul a Paranaguá, a viagem dura em torno de três dias. Pela ferrovia, o percurso pode ser feito em 18 horas. “É tempo e rentabilidade, além do retorno dos vagões com itens de que o centro-oeste precisa, como
fertilizantes e combustível para tratores e colheitadeiras. É um grande ganho para toda a cadeia produtiva”, disse Quirino.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Resultados do Enem 2024 já estão disponíveis na Página do Participante
Brasileira foi levada para a 12ª Delegacia de Mulher; Foto: Polícia Nacional
Brasileira é presa após agredir gestante com pedradas na fronteira
Polícia Civil descobre cemitério clandestino de rivais de do PCC em Lucas do Rio Verde - MT
FOTO: GEONE BERNARDO ALERTA PARA 34 CIDADES
ALERTA para chuvas intensas com ventos de até 60 km/h é disparado para 34 cidades de MS
Fachada da Receita Federal em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Receita Federal ajusta regras do Pix sem criação de novos tributos

Mais Lidas

FOTO: CORREIO DO ESTADOMEGA SENA
Casal de MS ganhou na Justiça direito a receber prêmio de bolão não registrado na Mega-Sena
Policial
Tragédia em Brasilândia: Quatro membros de uma família perdem a vida em acidente fatal
Prefeito Cleber Dias, de Vicentina - FOTO: ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWSVICENTINA NA LISTA
Vicentina terá mais de R$ 3 milhões para recapeamento de diversas ruas, prefeito comemora
Carro bateu de frente com uma carreta / Reprodução / A Princesinha NewsPolicial
Morre uma das vítimas de acidente na BR-262
PLANTÃO POLICIAL - CRIME
Veterinário e peão são mortos a facadas durante discussão em fazenda