O período de plantio foi muito reduzido, contrariando as expectativas dos produtores e dos membros da Câmara Setorial da Mandioca. Com esta redução no período de plantio, impacta-se diretamente na contratação do crédito rural Pronaf com adesão ao Proagro.
A Câmara Setorial já havia reunido pesquisadores e produtores no dia 2 de abril de 2003 e definiu que a melhor época de plantio é de 1º de abril a 31 de outubro, conforme considerações que constam na Ata da 8ª reunião da entidade.
Na reunião em Ivinhema, os secretários municipais da área de produção agropecuária, produtores rurais, representante de cooperativa, técnicos da assistência e extensão rural e lideranças municipais discutiram sobre a questão da alteração no período oficial do zoneamento agrícola para a cultura da mandioca na região, e tiraram uma Carta.
Nesta Carta, os líderes rurais explicam das dificuldades criadas pela oficialização do zoneamento, ou seja, a mudança da época tradicional de plantio, que se estende há décadas, e os possíveis impactos na principal região produtora de mandioca do Estado, acarretando a descapitalização do produtor, a redução do uso de tecnologia, o desemprego, os reflexos negativos nas áreas social e econômica e a redução significativa da área cultivada, afetando diretamente toda a cadeia produtiva da cultura.
Eles pedem a secretaria Tereza Cristina o apoio a Câmara Setorial da Mandioca, que define a melhor época do plantio da cultura como sendo de 1º de abril a 31 de outubro. A reunião ainda contou com as presenças dos técnicos da Agraer, antigo Idaterra, Valdecir Sebastião e José Simeão do Nascimento.
Dourados News
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIP