Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 5 de fevereiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Lula opera para manter presidentes de BC e BB

3 Ago 2004 - 08h15

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos presidentes do Banco do Brasil, Cássio Casseb, e do Banco Central, Henrique Meirelles, que fiquem em seus postos, apesar de novas acusações de operações patrimoniais irregulares publicadas no final de semana. Em conversas na sexta, sábado e domingo com ministros e auxiliares, Lula avaliou que permitir a saída de Meirelles ou de Casseb poderia gerar um problema político na hora em que a economia apresenta resultados positivos. Isso foi transmitido aos dois.

Mais: o presidente concluiu que seria fazer o jogo da oposição num ano eleitoral. PSDB e PFL, que disputam com o PT importantes capitais do país, têm cobrado o afastamento dos dois. Casseb, chamado no Palácio de Planalto de "cabeça quente", deu mais trabalho do que Meirelles. O próprio Lula teve de lhe enviar um recado: não quer vê-lo repetir o gesto de Luiz Augusto Candiota, que pediu demissão da Diretoria de Política Monetária do BC após ser reportagens a respeito de sonegação fiscal e evasão de divisas.

Detalhe: além do caso da compra de 70 ingressos de um show, cuja arrecadação foi dada ao PT, Casseb também é acusado de sonegação fiscal e evasão de divisas em operações patrimoniais similares às de Candiota. Lula julga Casseb um bom executivo. Em conversas reservadas, elogia o presidente do Banco do Brasil, dizendo que ele já o ajudou a resolver de gerenciamento em ministérios e que permitir sua saída do governo poderia comprometer ações. O BB, por exemplo, é encarregado de distribuir os recursos de agricultura familiar.

Para a safra 2004/ 2005, esses recursos somam até R$ 7 bilhões. O Jornal Folha de São Paulo apurou que Lula acha que Candiota deixou Meirelles e Casseb em situação frágil porque saiu por razões que o governo não considera suficientes para a saída. Casseb já deu explicações à cúpula do governo de que, quando diretor do Citibank, fez operações nas quais usou doleiros. Apesar de julgar isso um incômodo, Lula e principais ministros avaliam que foi um comportamento padrão para pessoas com o patrimônio e a experiência profissional de Meirelles e Casseb. Na cúpula do governo, não é visto como anormal alguém com muito dinheiro ter usado os serviços de doleiros.

O Planalto vê ainda o dedo da oposição por trás das reportagens sobre o patrimônio de Meirelles, Casseb e Candiota. Especificamente, fala-se no Planalto que o presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Banestado, o senador tucano Antero Paes de Barros (MT), estaria vazando informações numa guerra com o PT em ano eleitoral. Antero nega.


Agência Folha

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Trânsito Violênto
Idoso de 88 anos morre atropelado por motoboy que empinava moto na zona norte de SP (Vídeo)
Adobe Stock BRASIL
O Futuro dos Cassinos Online no Brasil e o Impacto da Nova Regulamentação
Influenciadora de conteúdo adulto morre após cair de varanda de hotel; polícia investiga o caso
Itens da cesta básica apresentam variação de até 200% em Campo Grande
Ação Solidária
Ajude na restauração da residência da técnica de enfermagem Luci em Fátima do Sul

Mais Lidas

Plantão
Investigação revela premeditação em feminicídio de Karina Corim (Vídeo)
DEODÁPOLIS - ACIDENTE
Caminhonete capota após colisão com carro casal fica ferido em acidente em Deodápolis
Região
Caminhão perde o freio e causa acidente envolvendo dois carros na BR-163
Região
Acaba de falecer Karina Corim a segunda vítima do ataque brutal de ex assassino em Caarapó-MS
Região
Tragédia em Caarapó: Aline Rodrigues não sobrevive a ataque violento