Menu
GOVERNO FEVEREIRO 2025 DENGUE 02
quarta, 5 de fevereiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Lula apóia entrada do México como país associado ao Mercosul

7 Jul 2004 - 14h05

Após um encontro de trabalho com o presidente mexicano, Vicente Fox, no Palácio do Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou apoio ao interesse do México em se tornar Estado Associado ao Mercosul, assim como Chile, Peru e Bolívia.

Os países membros do grupo são Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.

O passo inicial para o estabelecimento de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e o México poderá, segundo o presidente brasileiro, ser lançado amanhã (8) durante a reunião de Cúpula do Mercosul em Puerto Iguazú, na Argentina.

"Recebemos com grande satisfação a manifestação de interesse do México em tornar-se país associado ao Mercosul. O passo inicial --estabelecer um acordo de livre comércio entre o Mercosul e o México-- será lançado em Puerto Iguazú, na Argentina, durante a cúpula do Mercosul", disse.

"Durante o exercício brasileiro da Presidência Pro-Tempore do Mercosul, no segundo semestre deste ano, vamos nos empenhar para fazer avançar essa associação entre México e Mercosul", revelou Lula.

O presidente disse que Brasil e México têm interesse e necessidade de estreitar os laços de cooperação, já que os dois países estão entre os mais populosos da América e apresentam economia com crescentes níveis de integração. Lula destacou que Brasil e México têm afinidades culturais e forte presença no cenário regional e mundial.

Lula destacou que o fluxo de comércio entre Brasil e México tem evoluído positivamente em ambas as direções nos últimos anos. Em 2003, as trocas comerciais alcançaram a soma de US$ 3,2 bilhões. "Hoje o México é o 5º maior mercado para as exportações brasileiras. Isso é resultado do enorme potencial de intercâmbio e integração entre nossas duas economias", afirmou.

Segundo Lula, a coordenação entre os dois governos tem dado frutos no plano multilateral, particularmente na Organização Mundial do Comércio (OMC). Ele afirmou que a convergência das posições e atuação articulada do Brasil e do México contribuíram para que o G-20 pudesse exercer papel relevante nessas negociações, o que foi fundamental para os países em desenvolvimento.

"Ele passou a ser um interlocutor essencial nas negociações de liberalização comercial e tem grande importância para a eliminação das assimetrias do comércio mundial", ressaltou.

"Nós temos que agir juntos porque juntos seremos muito mais fortes e muito mais respeitados", ressaltou o presidente brasileiro.

Depois de reunir-se com Lula para um encontro de trabalho com vários ministros, Fox viajou a São Paulo para uma reunião com empresários mexicanos e investimentos no Brasil. Mais tarde, ele parte no avião de Lula a Puerto Iguazú.

 

Invertia

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Trânsito Violênto
Idoso de 88 anos morre atropelado por motoboy que empinava moto na zona norte de SP (Vídeo)
Adobe Stock BRASIL
O Futuro dos Cassinos Online no Brasil e o Impacto da Nova Regulamentação
Influenciadora de conteúdo adulto morre após cair de varanda de hotel; polícia investiga o caso
Itens da cesta básica apresentam variação de até 200% em Campo Grande
Ação Solidária
Ajude na restauração da residência da técnica de enfermagem Luci em Fátima do Sul

Mais Lidas

Plantão
Investigação revela premeditação em feminicídio de Karina Corim (Vídeo)
DEODÁPOLIS - ACIDENTE
Caminhonete capota após colisão com carro casal fica ferido em acidente em Deodápolis
Região
Caminhão perde o freio e causa acidente envolvendo dois carros na BR-163
Região
Acaba de falecer Karina Corim a segunda vítima do ataque brutal de ex assassino em Caarapó-MS
Região
Tragédia em Caarapó: Aline Rodrigues não sobrevive a ataque violento