Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 5 de fevereiro de 2025
GOVERNO FEVEREIRO 2025 DENGUE 02
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo “ESPORTE E SAÚDE” de Antonio Néres

6 Jul 2004 - 08h08

ESPORTE É SAÚDE


*Antonio Néres

A atividade física, analisada sob um enfoque amplo, é considerada como sinônimo de vida saudável. Interpretada frente a aspectos específicos e criteriosos, por profissionais da área de saúde, o conceito pode ser bem outro. As fatalidades acometem inclusive atletas olímpicos em meio a competições de alto nível, como sabemos.

Ciclicamente, nossos governantes dão sinais de interesse e incentivos às práticas esportivas - especialmente quando os índices de popularidade estão em baixa ou se avizinha alguma eleição. Investem em campanhas publicitárias usando clichês bem chamativos, patrocinam eventos, distribuem uniformes e materiais esportivos em geral, entregam premiações e fazem alguns investimentos em espaços e equipamentos destinados aos esportes. Exames de saúde que comprovem a capacidade do suposto atleta para realizar esforços determinados, nem pensar. Na mesma esteira, professores de Educação Física e direções de estabelecimentos de ensino, na ânsia de demonstrarem superioridade - falsa - nos trabalhos por eles desenvolvidos junto aos alunos, movidos pela vaidade, por cobranças estapafúrdias ou quem sabe em virtude de motivos ainda menos louváveis, lançam crianças, em plena fase de desenvolvimento corporal, em competições que podem comprometer de forma irreversível a funcionalidade do organismo delas, embora seja imperceptível prematuramente o efeito nocivo causado pelo esforço demasiado.

Ser atleta não é uma simples questão de opção ou oportunidade como querem fazer crer alguns mais afoitos, mas, também, de aptidões diversas que precisam ser muito bem interpretadas previamente e posteriormente trabalhadas com critérios, empenho e muita seriedade, observando ainda aspectos climáticos e nutricionais indispensáveis, caso contrário não passa de mera aventura cujos resultados são imprevisíveis quando não desastrosos - pura irresponsabilidade, melhor definindo. Cabe assim ressaltar que, em casos específicos, bem identificados, o sedentarismo pode ser menos prejudicial que atividades físicas incompatíveis para determinados indivíduos. Igualmente, não se pode afirmar que os esportes afastam os jovens das drogas, pois, lamentavelmente, às vezes, ocorre o contrário, exemplos não faltam.

Temos excelentes faculdades de Educação Física, ótimos professores e infra-estrutura que não devemos nada a ninguém dos grandes centros. É preciso que haja um pouco mais de dedicação no sentido de esclarecer melhor, principalmente em alguns aspectos, que bem esclarecidos trariam benefícios efetivos para a própria atividade. Fora disso, é o mesmo que para eliminar o carrapato, matar o boi.

O autor é radialista e jornalista(néres@terrafm.com.br)

 

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Trânsito Violênto
Idoso de 88 anos morre atropelado por motoboy que empinava moto na zona norte de SP (Vídeo)
Adobe Stock BRASIL
O Futuro dos Cassinos Online no Brasil e o Impacto da Nova Regulamentação
Influenciadora de conteúdo adulto morre após cair de varanda de hotel; polícia investiga o caso
Itens da cesta básica apresentam variação de até 200% em Campo Grande
Ação Solidária
Ajude na restauração da residência da técnica de enfermagem Luci em Fátima do Sul

Mais Lidas

Plantão
Investigação revela premeditação em feminicídio de Karina Corim (Vídeo)
DEODÁPOLIS - ACIDENTE
Caminhonete capota após colisão com carro casal fica ferido em acidente em Deodápolis
Região
Caminhão perde o freio e causa acidente envolvendo dois carros na BR-163
Região
Acaba de falecer Karina Corim a segunda vítima do ataque brutal de ex assassino em Caarapó-MS
Região
Tragédia em Caarapó: Aline Rodrigues não sobrevive a ataque violento