Durante os dias 16 e 17 de abril uma equipe técnica de Jateí composta por fiscal ambiental, técnico em agrícola e agricultor familiar juntamente com 43 pessoas representantes de onze municípios, compõem o território de Dourados, participaram de uma viagem técnica a Chapecó, região Oeste do Estado de Santa Catarina.
A viagem teve com intuito conhecer os programas que os agricultores familiares desenvolvem naquela região. Conhecendo os diversos projetos que se tornam modelo a nível nacional de organização social dos grupos de produtores, na qual o encontro aconteceu na CRESOL CENTRAL SC/RS, cooperativa de crédito rural com interação solidária.
A equipe técnica de Jateí representando o município foram o fiscal ambiental em nome da Secretaria de Meio Ambiente Alex Barbosa, o técnico Agrícola Carlos César Rocha representando a Secretaria de Agricultura e o agricultor familiar convidado, Rodolfo Quallio do Assentamento Gleba Nova Esperança.
Na ocasião foram apresentadas pela Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (APACO) sua trajetória de organização e fortalecimento do território em prol do desenvolvimento regional de forma coletiva. No entanto dessa união surgiram programas e projetos como Cooperativa de crédito solidário, o programa de agroindústria familiar, Agro turismo na agricultura familiar e a Cooperativa de habitação, também da Agricultura Familiar.
De acordo com o fiscal ambiental Alex Barbosa o território da Grande Dourados, homologado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário no ano de 2003 é composto por 12 municípios, entre eles Jateí, Dourados, Caarapó, Juti, Itaporã, Vicentina, Douradina, Glória de Dourados, Rio Brilhante, Deodápolis, Fátima do Sul e Nova Alvorada do Sul.. Faz parte da política do governo federal que visa o desenvolvimento do país a partir da concepção de que os municípios são de característica semelhante, como cultura, economia.
“A expectativa da equipe como intercambio técnico é de trazer experiências, ampliando a visão de possibilidades e alternativas, para a construção de estratégicas de desenvolvimento para o território da Grande Dourados”diz o fiscal.
Fátima News / Valéria Batista
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIP