Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 26 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

iPod prejudica marca-passo, diz pesquisa

11 Mai 2007 - 10h50

Os tocadores digitais iPod, da Apple, podem causar defeitos em marca-passos implantáveis ao interferir com o equipamento eletromagnético de monitoração do coração, de acordo com um estudo apresentado por um estudante de 17 anos em uma reunião de especialistas cardíacos, nesta quinta-feira (10). A pesquisa não avaliou os possíveis efeitos de outros tocadores além do iPod.

O estudo testou o efeito do uso de iPods junto a cem pacientes, com idade média de 77 anos, que têm marca-passos implantados. A interferência elétrica foi detectada em metade dos casos em que um iPod foi mantido a apenas cinco centímetros do peito de um paciente por cinco a dez segundos.

Em alguns casos, os iPods causaram interferência mesmo a uma distância de 45 centímetros do peito. Interferir com o equipamento de telemetria pode fazer com que o equipamento meça erroneamente o ritmo cardíaco e, em um caso, essa alteração fez o marca-passo deixar totalmente de funcionar.

O estudo foi conduzido no Instituto Torácico e Cardiovascular da Universidade Estadual de Michigan. Os resultados foram apresentados na reunião anual da Sociedade de Ritmo Cardíaco, em Denver.

 Curiosidade

O jovem Jay Thaker, um dos autores do estudo, aluno da Okemos High School (Okemos, Michigan), concluiu que a interferência de iPods pode fazer com que médicos diagnostiquem as funções cardíacas efetivas de maneira incorreta. Thaker, cujo pai é um eletrofisiologista e cuja mãe é reumatologista, disse ter perguntado ao pai sobre a possível interação entre marca-passos e iPods.

"Nós procuramos na internet, mas não encontramos nada. Então, um de seus pacientes perguntou se isso poderia causar problemas, e por isso meu pai me colocou em contato com o doutor Krit Jongnarangsin", disse Thanker em entrevista telefônica. Jongnarangsin, velho amigo do pai de Thaker, foi o autor sênior do estudo e é professor assistente na divisão de medicina cardiovascular da Universidade de Michigan.

"A maior parte dos pacientes de marca-passos não são usuários de iPods", disse ele. Por isso, não se sabe com que freqüência iPods causam erros de diagnóstico. "Isso precisa ser mais estudado", acrescentou.

 

 

 

G1

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Sucuri é flagrada às margens de rio durante digestão, em Três Lagoas (MS)  Foto: Lucas Cabanha/ Reprodução CEIA DE NATAL DA SUCURI
Sucuri gigante é flagrada boiando em rio após engolir presa, 'Ceia de natal farta', ASSISTA
Luto
Faleceu Ney Latorraca, um renomado ator e diretor, conhecido por seus papéis marcantes em produções
Mortos tinham 20 anos e seriam traficantes de drogas / Repórter Top
Família diz que ação da PM com jovens mortos foi execução em Rio Verde de MT (Vídeo)
Economia
Itens da ceia de Natal podem ter variação de preços de até 234%
Plantão
Avião de pequeno porte cai no centro de Gramado (RS), deixando mortos e feridos

Mais Lidas

ACIDENTE NAS ESTRADAS
Acidente envolve três veículos e deixa comerciante ferido na divisa de Fátima do Sul e Vicentina
SUPERAÇÃO
O milagre de Michael Schumacher: choro e o fim do estado de coma
Fonte: A Princesinha NewsTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Caminhonete sai da pista, colide em árvore, pega fogo e criança de 8 anos morre
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Abdias Tenório, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Natal
Veja as 4 galerias de fotos da chegada do Papai Noel na praça Getúlio Vargas em Fátima do Sul