Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 26 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Inflação em 2010 tem a maior alta em seis anos

7 Jan 2011 - 10h30Por Veja

inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o ano de 2010 em alta de 5,91%, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta anual é a maior desde 2004, quando o índice ficou em 7,6%. O resultado do ano passado foi 1,6 ponto porcentual superior ao registrado em 2009. Os grandes vilões da inflação, segundo o IBGE, foram os alimentos, que registraram alta de 10,39% no período.

Para se ter uma ideia, apenas o feijão ficou 51,49% mais caro no ano passado. Segundo o IBGE, porém, o aumento mais sentido no bolso dos brasileiros foi o da carne, cujo quilo subiu 29,64%, em média - o alimento foi o que mais contribuiu para o IPCA do ano, com 0,64 ponto porcentual.

O índice engloba a variação de preços para famílias com rendimentos mensais de 1 a 40 salários mínimos, residentes nas principais áreas urbanas do país. O IPCA também é o índice oficial utilizado pelo Banco Central para cumprir o regime de metas de inflação, determinado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O centro da meta de inflação para 2010 era de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

No mês de dezembro, houve desaceleração do IPCA. A inflação no mês passado ficou em 0,63%, ante 0,83% registrados em novembro.

Impacto – Além de afetar o poder de compra dos brasileiros, a inflação elevada cria sérios problemas para a economia do país. “Esse processo quebra os referenciais econômicos, pois acaba dissipando a noção de preços relativos. E isso é extremamente nocivo pro mercado e gera especulação”, afirma Otto Nogami, vice-coordenador dos Programas de MBA Executivo do Insper.

Diante de perspectivas pouco animadoras, a equipe econômica do governo Dilma já alertou o mercado que lutará incessantemente para combater a elevação dos preços. Uma primeira frente de batalha poderá ser propiciada pelo prometido ajuste fiscal, o que significa que o governo pode diminuir sua contribuição para a expansão da demanda total por produtos e serviços no país. “Não há como pedir para que a população que conseguiu pela primeira vez um emprego com carteira assinada pare de consumir”, afirma o professor da área de MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Robson Gonçalves.

A contração do crédito – estimulada, principalmente, pelo o aumento do compulsório dos bancos – é outra alternativa já sinalizada pelo governo para conter a alta dos preços. Entretanto, não pode (nem deve) ser a única. As próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que acontecerão em 18 e 19 de janeiro, já poderão trazer uma elevação da taxa básica de juros, conforme apostam alguns economistas.

Perspectiva - Para os próximos meses, a pressão dos alimentos na inflação tende a persistir, sobretudo porque a inflação destes produtos não se restringe ao país, pertencendo a um contexto global. Segundo Gonçalves, o cenário só não piora mais porque o câmbio brasileiro valorizado favorece. Diante desse cenário, a expectativa dos especialistas é que Dilma utilize seu período de ‘lua-de-mel’ com o Brasil para tomar medidas – talvez impopulares – que coloquem a economia nos eixos.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Luto
Faleceu Ney Latorraca, um renomado ator e diretor, conhecido por seus papéis marcantes em produções
Mortos tinham 20 anos e seriam traficantes de drogas / Repórter Top
Família diz que ação da PM com jovens mortos foi execução em Rio Verde de MT (Vídeo)
Economia
Itens da ceia de Natal podem ter variação de preços de até 234%
Plantão
Avião de pequeno porte cai no centro de Gramado (RS), deixando mortos e feridos
Thermas dos Laranjais / Foto: Reprodução ESTRAGOS DAS CHUVAS
Forte chuva causa estragos no parque aquático Thermas dos Laranjais e toda cidade de Olímpia

Mais Lidas

ACIDENTE NAS ESTRADAS
Acidente envolve três veículos e deixa comerciante ferido na divisa de Fátima do Sul e Vicentina
SUPERAÇÃO
O milagre de Michael Schumacher: choro e o fim do estado de coma
Fonte: A Princesinha NewsTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Caminhonete sai da pista, colide em árvore, pega fogo e criança de 8 anos morre
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Abdias Tenório, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Natal
Veja as 4 galerias de fotos da chegada do Papai Noel na praça Getúlio Vargas em Fátima do Sul