“Prevenção é a melhor atitude a ser tomada contra a hipertensão arterial. Muitas pessoas têm pressão alta e não sabem porque não fazem aferição arterial regularmente e não praticam nenhum tipo de exercício”, afirmou a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, em entrevista concedida a uma emissora de televisão na manhã desta terça-feira (24).
Para divulgar e discutir mais sobre esta doença, o governo do Estado vai realizar, nos dias 26, 27 e 28 de abril, o 1º Encontro Estadual de Atualização em Hipertensão. “Durante os três dias ofereceremos atividades voltadas aos técnicos da área de saúde e também à população a fim de esclarecer dúvidas sobre o que é e quais são os fatores que levam uma pessoa a desenvolver a pressão alta, por exemplo, além de [oferecermos] atividades esportivas”, revelou a secretária.
A hipertensão arterial é um dos fatores de risco mais preocupantes para a saúde, pois, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. As pessoas que apresentam pressão arterial igual ou superior a 14x9 são consideradas hipertensas. Estima-se que, em Mato Grosso do Sul, cerca de 35% da população acima de 40 anos seja portadora de hipertensão arterial, o que corresponde a aproximadamente 200 mil pessoas.
Evento
O encontro promovido pela Secretaria de Estado de Saúde será marcado por três etapas. No dia 26 as ações estarão voltadas para os profissionais da saúde, ligados especialmente à atenção básica. As atividades serão realizadas no Sesc Horto, na Capital. Na sexta-feira (27) acontece a abertura oficial do evento, na praça Ari Coelho, a partir das 7 horas. Tanto na praça quanto em outros locais de grande circulação, haverá profissionais que vão fazer aferição da pressão arterial e da medida antropométrica (que revela a massa corporal). No último dia do evento, serão oferecidas atividades esportivas na praça Belmar Fidalgo.
Estadão
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar