O governo do Estado já rascunha o plano de combate à dengue para 2008, para evitar de ser apanhado de surpresa como neste ano, em que o Estado se transformou no líder nacional de notificações da doneça, com mais de 65 mil casos registrados até este mês.
A estratégia do governo é por o plano em prática no início do próximo verão, em dezembro, período chuvoso e quando os focos do mosquito aedes aegypti aumentam de forma considerável.
O plano do governo foi anunciado ontem pelo superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Eugênio Barros. Ele aproveitou também para dizer que o Estado está voltando à normalidade, em relação ao controle da dengue.
Trabalho - Barros falou que o governo trabalhou em várias frentes, esquadrinhando a cidade e fazendo a borrifação para diminuir o número de mosquitos adultos, combatendo os criadouros e atuando por meio de mutirões.
Uma das preocupações, segundo ele, foi assegurar vagas em hospitais, providenciando um andar inteiro no Hospital Regional e leitos no Hospital São Julião, ambos na Capital, para atender os doentes.
Ele lembrou que os municípios tiveram de se organizar e estruturar laboratórios com plantão contínuo nas localidades com maior número de notificações. Além da distribuição de inseticida, o governo realizou rodízio e conserto de veículos e bombas e visitas técnicas a todos os municípios para revisão de estratégias e apoio aos coordenadores municipais.
O superintendente falou também que a dengue está controlada em razão da diminuição do número de notificações, que chegou a ser de mil casos por dia e agora é de cerca de 100.
Segundo Barros, a elaboração do Plano de Controle da Dengue para o Verão 2008 será pauta da próxima reunião da Comissão Intergestora Bipartite, instância que reúne gestores municipais e estaduais para discustir a gestão dos serviços de saúde.
Com assessoria
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar