Os tanques danificados pelo incêndio serviam para armazenar álcool feito de soja, uma experiência realizada pela Imcopa desde 2005. A empresa informou que havia 130 mil litros de álcool estocados neles. O produto é utilizado como combustível no processo industrial das fábricas. "Ainda não sabemos se foi solda ou algum corte de ferragem que causou faísca e provocou a explosão", disse o relações públicas do Corpo de Bombeiros, tenente Leonardo Mendes dos Santos. A Polícia Científica colheu dados para levantar a possível causa do acidente.
Ao chegar ao local, os bombeiros fizeram cobertura de espuma nos tanques para controlar o fogo e, posteriormente, realizaram o resfriamento. Segundo o tenente, empresas ao lado tiveram suas estruturas atingidas, em razão da força da explosão. "Deu um baita de um estouro e sacudiu o caminhão com 27 toneladas em cima", disse um caminhoneiro, que aguardava do lado de fora para descarregar soja. A polícia isolou uma área de cerca de um quilômetro em torno da empresa.
Segundo uma nota da Imcopa, a empresa possui atualmente 348 funcionários nas instalações em Araucária e outros 500 trabalhadores terceirizados. A Imcopa é a maior esmagadora de soja brasileira de capital nacional. Segundo a empresa, há mais de 30 anos não havia registro de acidente com morte.
Estadão
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIP