Dezessete Estados brasileiros terão, pela primeira vez, o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com conteúdo unificado para bacharéis em Direito. A decisão foi tomada pelas próprias seccionais da OAB nos estados. O objetivo é reduzir as discrepâncias entre as provas e o exame ser aplicado por uma mesma instituição organizadora.
Nesta edição, os Estados que terão as provas com o mesmo conteúdo são os nove da Região Nordeste e mais Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, elogiou a unificação do conteúdo do exame para todas as seccionais. Acrescentou que até hoje não se utilizou o exame da Ordem como aferidor oficial do ensino jurídico no país exatamente porque eles são diferenciados, organizados e aplicados separadamente.
Outra medida anunciada será a realização, em todas as 27 seccionais da OAB no Brasil, da primeira etapa (prova objetiva) do exame em uma mesma data: 15 de abril. Por enquanto, somente os 17 estados terão o exame aplicado com conteúdo único.
Cezar Britto lembrou que o Conselho Federal da OAB não vai impor a instituição do exame unificado. "Ele tem que nascer da vontade de cada uma das seccionais".
Terra Redação
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar