Menu
GOVERNO FEVEREIRO 2025 DENGUE 02
quarta, 5 de fevereiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Estudo aponta que renda influi mais que escola no vestibular

31 Jul 2004 - 08h42
Estudo feito a partir do resultado do vestibular 2003 da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) indica que a renda e a condição social tendem a ser mais significantes nas aprovações do que as escolas, ao menos no processo seletivo dessa instituição.

A importância da condição social no ensino foi apontada recentemente também no Enem (Exame Nacional de Cursos). Os formandos do ensino médio que disseram possuir TV, computador, acesso à internet, carro e telefone tiveram, em média, 22 pontos a mais (63 a 41) na prova objetiva do que aqueles com pouco ou sem nenhum acesso a esses artigos. A escala vai de zero a 100.

O levantamento da UFMG procurou separar a contribuição das escolas (com mais de 100 inscritos no vestibular) da do ambiente social que envolve o estudante. O resultado mostrou que a maioria das instituições não contribuíram significamente para a aprovação dos estudantes (51% ficaram entre abaixo ou muito abaixo do esperado, 34% ficaram apenas dentro do esperado e 15% acima ou muito acima do esperado). Por outro lado, foi explícita a vantagem dos vestibulandos com melhores condições socieconômicas.



Para chegar a essa conclusão, foi criado um indicador chamado de FSE (Fator Socioeconômico), que considera aspectos da trajetória escolar dos vestibulandos, renda familiar e perfil dos pais. A escala varia de 0 a 10 --quanto maior o número, melhor a condição socioeconômica do aluno.

Os alunos com FSE igual a 0 têm, em média, renda familiar de quatro salários mínimos (R$ 1.040); já os com FSE igual a 10, 40 salários mínimos (R$ 10.040).

Com isso, foi feita a porcentagem de aprovação em cada nível do FSE. É aí que aparece a contribuição socioeconômica no desempenho dos estudantes. Enquanto os alunos com FSE igual a 0 tiveram 3% nas aprovações, os com FSE igual a 10 tiveram 20%.

A seguir, verificou-se o valor médio do FSE para os inscritos de cada escola considerada no estudo e qual foi o seu percentual de aprovação. Em seguida, comparou-se esse percentual com aquele esperado para um grupo de estudantes com a mesma média de FSE, avaliando-se desta maneira se a escola contribuiu positivamente ou negativamente no rendimento dos estudantes.

Por exemplo: para os alunos com FSE de 8,7 espera-se um índice de aprovação de 14,4%. Se os estudantes de uma escola tem FSE médio nessa casa (8,7) e ela teve 7,7% de aprovação, significa que ela ficou abaixo do esperado e contribuiu negativamente. Por outro lado, se teve índice de aprovação acima dos 22%, ficou acima do esperado e contribuiu positivamente. Apenas 15% das instituições ficaram nesta classificação.

Escolha dos pais

"Não fizemos um ranking das melhores escolas, mas, sim, identificamos quais escolas contribuíram mais ou menos para a aprovação no vestibular", afirma Mauro Braga, coordenador do Centro de Estudos Sobre Educação Superior e Políticas Públicas para Educação(Cespe), responsável pelo estudo.

De acordo com Braga, uma escola que contribuiu mais ao estudante não é, necessariamente, a que oferece o melhor ensino. "O estudo é um elemento que poderá ser considerado na hora dos pais escolherem a escola de seus filhos. Mas, tomar a decisão com base apenas, ou principalmente, nesse indicador é um equívoco", diz o coordenador.

"Os pais quando colocam seus filhos em uma determinada escola devem estar preocupados com diferentes aspectos de sua formação, como valores éticos, morais, habilidades a serem adquiridas e convivência social, entre outras coisas, aspectos que não podem ser inferidos com base neste estudo", completou.
 
Folha Online

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Trânsito Violênto
Idoso de 88 anos morre atropelado por motoboy que empinava moto na zona norte de SP (Vídeo)
Adobe Stock BRASIL
O Futuro dos Cassinos Online no Brasil e o Impacto da Nova Regulamentação
Influenciadora de conteúdo adulto morre após cair de varanda de hotel; polícia investiga o caso
Itens da cesta básica apresentam variação de até 200% em Campo Grande
Ação Solidária
Ajude na restauração da residência da técnica de enfermagem Luci em Fátima do Sul

Mais Lidas

Plantão
Investigação revela premeditação em feminicídio de Karina Corim (Vídeo)
DEODÁPOLIS - ACIDENTE
Caminhonete capota após colisão com carro casal fica ferido em acidente em Deodápolis
Região
Caminhão perde o freio e causa acidente envolvendo dois carros na BR-163
Região
Acaba de falecer Karina Corim a segunda vítima do ataque brutal de ex assassino em Caarapó-MS
Plantão
Agora: Ciclista se joga embaixo de carreta e morre em acidente