Nem mesmo a ascensão do futebol uruguaio na competição disputada no Peru é levada em conta por Leão. "A França, por exemplo, é muito superior a seleções como Paraguai, Colômbia e Costa Rica. Aqui tem apenas Brasil e Argentina como carros- chefes do continente, pois o Uruguai já ficou para trás".
Já o ex-zagueiro Dario Pereyra, que disputou a Copa América de 75 pelo Uruguai, ressalta a qualidade do futebol sul- americano em relação ao europeu.
"Deu para notar duas diferenças fundamentais: o futebol sul- americano é muito mais técnico. Lá na Europa é muita marcação, correria e ficam todos presos ao esquema tático. Os treinadores europeus priorizam a defesa, o importante é primeiro não tomar gols para depois tentar fazer, ninguém arrisca nada. Aqui não tem isso, um time toma o gol e vai para cima, por isso não tem 0 a 0", disse.
Para o treinador da Portuguesa no último Campeonato Paulista, o fato de os finalistas da Copa América serem os mais tradicionais participantes é um ponto positivo.
"A Copa América não teve surpresas porque predominaram as seleções que jogam melhor: Brasil e Argentina, que estão na final, e Colômbia e Uruguai. Já na Eurocopa, a Grécia, por exemplo, jogava defensivamente, fazia um golzinho ou vencia nos pênaltis. Não tem como fazer isso aqui", afirmou Dario Pereyra.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar