O projeto Escola Ativa, desenvolvido pelos governos federal, estadual e empresa privada, realiza a partir de hoje (22) uma capacitação para técnicos, professores e coordenadores da Educação do Campo da Secretaria de Estado de Educação (SED) e secretarias municipais de Educação de 28 municípios do Estado. Atualmente, 11 municípios fazem parte do projeto.
Desenvolvido nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o projeto, que atua na Educação do Campo, em salas multisseriadas, desenvolve estratégias pedagógicas específicas que norteiam a educação na zona rural. Participam da capacitação 54 servidores.
Segundo a técnica do Ministério da Educação (MEC), Lilian Barbosa de Sena, outros projetos também são desenvolvidos para melhorar o ensino nas escolas do campo, como o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e o Plano Estratégico das Secretarias (PES). “O Escola Ativa é um dos projetos do governo federal na tentativa de melhorar a gestão escolar do campo, destinado especificamente às salas multisseriadas”, afirmou a técnica.
Atualmente, estão matriculados 1.480 alunos nas salas multisseriadas no Estado. Estas salas concentram, num mesmo ambiente, as turmas do 1° ao 5° ano do ensino fundamental e foram criadas para facilitar o acesso dos alunos que moram distante das escolas, geralmente em fazendas. Dados do MEC apontam que 64% das escolas do País, que oferecem ensino fundamental do 1º a 4º ano, são formadas por classes multisseriadas (Censo Escolar 2000).
O projeto nasceu na região Nordeste do País, baseado no modelo colombiano Escuela Nueva, em 1996, justamente para melhorar o ensino nas escolas do campo. São parceiros do governo, na implantação e execução do Escola Ativa, além do MEC, o Banco Mundial e o Fundescola.
O curso acontece no Hotel Internacional (rua Alan Kardec, 223), das 7h30 às 17h30, entre hoje 22 e 25 de maio.
Notícias.ms
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar