Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 5 de fevereiro de 2025
GOVERNO FEVEREIRO 2025 DENGUE 02
Busca
Busca
Brasil

Eliminação precoce na Libertadores ainda afeta Corinthians

16 Fev 2011 - 16h52Por Terra

Em pleno mês de fevereiro, o Corinthians se candidatou a ficar marcado pelo fracasso brasileiro do ano de 2011 ao cair precocemente na Pré-Libertadores para o Deportes Tolima, da Colômbia. A eliminação traumática, que limitará o time do Parque São Jorge às disputas do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro, e inédita entre clubes nacionais, ainda repercute e abate o elenco, duas semanas depois do ocorrido.

"Gostaria de estar disputando a Libertadores, de estar neste momento concentrado em um hotel para jogar na Argentina, por exemplo. Infelizmente não conseguimos isso e temos que encarar a realidade", lamentou o lateral direito Alessandro, visivelmente triste ao comentar sobre o resultado contra o Tolima.

O constrangimento e a tristeza pelo resultado na Colômbia também refletiu nas palavras do zagueiro Chicão. Capitão do Corinthians após a aposentadoria de Ronaldo, anunciada na última segunda-feira, o defensor também não fugiu das perguntas sobre o fatídico revés no qualificatório para a fase de grupos da Libertadores.

"Dói. A eliminação é difícil, mas aconteceu. Não queríamos estar fora, mas aconteceu", lamentou Chicão, que prevê um Corinthians forte para o restante da temporada, apesar do abatimento pela eliminação na Libertadores, além da perda de nomes fundamentais no elenco com Ronaldo e Roberto Carlos.

"Vamos brigar pelos títulos. A nossa fase de 2009 acabou, temos poucos daquela época aqui. A defesa mudou, o meio-campo mudou o ataque também, é difícil montar isso em um curto tempo. Mas, temos que nos adaptar o mais rápido possível e brigarmos por títulos já que estamos em um clube como o Corinthians", discursou.

Resultados pós-queda em Libertadores não correspondem

O histórico corintiano em competições nacionais após quedas em Libertadores, no entanto, não é animador. Em oito eliminações anteriores, apenas por duas vezes a equipe conseguiu retornar ao torneio na temporada seguinte - em 2000, por conta do título nacional de 1999, e neste ano, após a terceira colocação no Brasileiro de 2010.

No ano de 1977, quando disputou pela primeira vez a Copa Libertadores e caiu precocemente na fase de grupos, o clube alvinegro acabou eliminado na terceira fase do Campeonato Brasileiro, testemunhando a classificação do Londrina, do Paraná, para as semifinais da competição conquistada pelo São Paulo.

Já no ano de 1991, quando foi à Libertadores em virtude do título brasileiro de 1990, o Corinthians por pouco não fez uma ótima campanha. A equipe paulista terminou na quinta colocação com 24 pontos, em 19 jogos (a vitória valia dois tentos). A agremiação alvinegra não avançou às semifinais por conta da desvantagem no saldo de gols em relação ao Fluminense (nove contra seis).

Em 1996, o Corinthians ficou em 12º lugar, com sete vitórias, 11 empates e cinco derrotas, e não obteve a classificação à fase final do Brasileiro - o Grêmio acabou campeão nesta temporada, após superar a Portuguesa na decisão.

Após a eliminação nas quartas de final da Libertadores de 1999 para o Palmeiras, o Corinthians superou a grande pressão da torcida e venceu o Campeonato Brasileiro com sobras, após superar o Atlético-MG na decisão. A partir de então, o clube do Parque São Jorge conviveu com resultados medianos nas competições seguintes.

Em 2000, depois de outra eliminação para o Palmeiras - desta vez na semifinal -, o Corinthians disputou a Copa João Havelange e protagonizou um vexame ao terminar na 24ª e penúltima colocação, com apenas quatro vitórias, quatro empates e 16 derrotas. Para sorte do clube alvinegro, o regulamento da competição não rebaixava equipe alguma para a Série B.

O Corinthians retornou à competição sul-americana em 2003 e caiu nas oitavas de final para o River Plate. No Brasileiro, o time do Parque São Jorge fez uma campanha irregular: em 46 jogos, 15 vitórias, 12 empates e 19 derrotas. O retrospecto rendeu a decepcionante 15ª colocação para a equipe.

Três anos depois, o Corinthians novamente deixou a Libertadores nas oitavas de final, depois de ser derrotado pelo River Plate. No Campeonato Brasileiro, a equipe, que perdeu os galácticos Mascherano e Tevez durante o torneio, terminou na nona colocação, com 53 pontos (15 vitórias, oito empates e 15 derrotas), 25 tentos atrás do arquirrival São Paulo, campeão daquele ano.

A exceção novamente deu-se em 2010, no ano do centenário. Queda nas oitavas de final da Libertadores para o Flamengo, mas boa campanha no Brasileiro. Líder durante grande parte do nacional, o Corinthians perdeu-se na reta final e acabou na terceira colocação com 68 pontos (19 vitórias, 11 empates e 11 derrotas), três a menos do que o campeão Fluminense.  

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Trânsito Violênto
Idoso de 88 anos morre atropelado por motoboy que empinava moto na zona norte de SP (Vídeo)
Adobe Stock BRASIL
O Futuro dos Cassinos Online no Brasil e o Impacto da Nova Regulamentação
Influenciadora de conteúdo adulto morre após cair de varanda de hotel; polícia investiga o caso
Itens da cesta básica apresentam variação de até 200% em Campo Grande
Ação Solidária
Ajude na restauração da residência da técnica de enfermagem Luci em Fátima do Sul

Mais Lidas

Plantão
Investigação revela premeditação em feminicídio de Karina Corim (Vídeo)
DEODÁPOLIS - ACIDENTE
Caminhonete capota após colisão com carro casal fica ferido em acidente em Deodápolis
Região
Caminhão perde o freio e causa acidente envolvendo dois carros na BR-163
Região
Acaba de falecer Karina Corim a segunda vítima do ataque brutal de ex assassino em Caarapó-MS
Região
Tragédia em Caarapó: Aline Rodrigues não sobrevive a ataque violento