A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados registrou o primeiro caso de leishmaniose humana neste ano. O caso foi notificado há poucos dias pela Vigilância Epidemiológica de Dourados e trata-se de um rapaz que reside no bairro Jóquei Clube.
Ele teria contraído a leshimaniose tegumentar americana – menos grave que a visceral, pois agride a parte externa do corpo, diferente da visceral. Segundo a coordenadora de Vigilância da Secretaria de Saúde, Antônia Delvalle, o caso teria sido “importado” da cidade de Caarapó, onde o rapaz morava, sendo que o caso não é grave e o paciente está sendo tratado em casa.
Este ano o CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) sacrificou dois cães que contraíram a doença. Os sintomas da leishmaniose em humanos são febre irregular por muito tempo, crescimento da barriga, anemia, palidez, emagrecimento, fraqueza, problemas respiratórios (tosse seca, por exemplo) e diarréia. No cão os sintomas são emagrecimento, apatia, queda de pêlos, vômito, fezes com sangue e descamação e feridas na pele (comuns no focinho, orelha, caudas e patas).
Mídia Max
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar