Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 22 de novembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
CULTURAMA EM FESTA PELA PIONEIRA 101 ANOS

Dona Maria Arcanja Oliveira 101 anos de vida, é festa no distrito de Culturama

O legado de amor de uma migrante baiana pioneira e desbravadora da Vila Brasil, hoje chamada de município de Fátima do Sul.

22 Fev 2024 - 08h40Por Dhione Tito / Jornal Fátima News

No coração do Brasil, onde a história se entrelaça com as tradições, nascia em 22 de fevereiro de 1923 Dona Maria Arcanja Oliveira, na pacata cidade de Senhor do Bonfim, na ensolarada Bahia. Hoje nesse dia 22 de fevereiro de 2024 ela completa a impressionante marca de 101 anos de vida. Sua jornada é um testemunho vivo da essência da humanidade e da perseverança diante das adversidades.

Senhor do Bonfim -BA

A história de Dona Maria é como um conto tecido com fios de esperança, sacrifício e compromisso. Em 1946, ela tomou a decisão corajosa de deixar sua terra natal e embarcar em uma jornada rumo ao desconhecido, junto com seus pais Martiliano Barbosa Oliveira e Arcanja de Jesus, irmãos e seu amado namorado David.

Com seus corações cheios de sonhos e promessas, eles se estabeleceram no interior de São Paulo, na acolhedora cidade Rancharia.

Foi em 30 de julho de 1952 que Maria e David deram o passo mais significativo de suas vidas, unindo-se em matrimônio e selando um compromisso de amor eterno. Juntos, eles enfrentaram os desafios da vida com coragem e determinação. No ano seguinte, mudaram-se para a Vila Brasil, onde o marido de Maria, juntamente com seu sogro e os vizinhos, desbravaram terras e marcaram o início de uma nova história. Naquela época acontecia a permanente interiorização  que fez com que um aglomerado de famílias instalasse um povoado a margem esquerda do rio Dourados chamada Vila Brasil, hoje a atual Vila Nossa Senhora dos Navegantes, com centenas de ranchos de pau-a-pique cobertos de sapé ou tabuinha, os quais além de alojarem as famílias serviram também como instalação dos primeiros armazéns, farmácias e as casas de tecidos.

Os moradores ali instalados sentiram necessidade de atravessar o Rio Dourados em direção a sua margem direita, para prosseguir a interiorização da região, construíram uma balsa assentada sobre tambores vazios; Evaristo foi o dono da primeira balsa do porto Vitória, a qual permitiu a travessia dos aventureiros para fazer as marcações dos lotes e construção de ranchos estando prontos para receber seus primeiros habitantes, em terras que  viriam a ser anos mais tarde a atual cidade de Fátima do Sul.

A vida de Dona Maria foi abençoada com a chegada de cinco preciosos filhos:

Elizeu  (in memoriam)

 

Valdevina, Valdete, Maria José e Lindalva.

Embora Elizeu tenha partido, seu legado de amor e união perdura nas memórias e nos corações da família. Ao longo dos anos, a casa de Maria e David se encheu de risos, histórias e amor incondicional, moldando uma família unida e solidária.

Com o passar do tempo, a família cresceu e floresceu. Dona Maria agora se orgulha de ser avó de doze netos

bisavó de treze bisnetos e tataravó de dois tataranetos. Sua presença é como um farol de amor e sabedoria, iluminando os caminhos das gerações futuras com sua graça e gentileza.

Hoje, aos 101 anos de idade, Dona Maria reside no distrito de Culturama, onde continua a ser o pilar emocional e o exemplo de vida para todos que a rodeiam. Sua vivacidade e determinação são testemunhos de uma vida bem vivida, marcada por momentos de alegria, tristeza, desafios e triunfos.

Enquanto celebramos os 101 anos de vida de uma mulher extraordinária, é impossível não sermos tocados pela magnitude de sua existência. Dona Maria Arcanja Oliveira é mais do que uma centenária; ela é um símbolo de amor, coragem e esperança, cujo legado ecoará por gerações ainda por vir. Que sua vida continue a inspirar e iluminar os corações de todos nós.

Em nome do Jornal Fátima News, da família Oliveira, e de toda a comunidade de Fátima do Sul, estendemos os nossos mais sinceros votos de felicidade e gratidão à querida Dona Maria Arcanja Oliveira por seus notáveis 101 anos de vida. Sua presença é um tesouro para todos nós, sua história é um testemunho de força, amor e resiliência que continuará a inspirar gerações. Que este momento especial seja apenas o começo de uma nova era de bênçãos e alegrias para você e sua família. Parabéns, Dona Maria! Que seus dias sejam repletos de amor, saúde e paz, hoje e sempre.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Esportes e música movimentam encerramento do Festival de Praia 2024 em Aparecida do Taboado
Mato Grosso do Sul
Pesquisa mostra diferença de preço de 32,25% no etanol e de 22,98% na gasolina em MS
Dia da Consciência Negra: servidoras e servidores negros refletem sobre sua posição no serviço públi
Ex-esposa de autor das explosões em Brasília ateia fogo em si mesma e na casa onde morava em SC
Arrastadores são presos tentando levar carretas roubadas em SP até a fronteira

Mais Lidas

Caminhonete do prefeito de Sonora parou às margens da rodovia (Foto: Idest) ACIDENTE NAS ESTRADAS
Prefeito de cidade de MS e esposa são socorridos após camionete capotar
Vítima caída na avenida após a colisão (Foto: Divulgação)ACIDENTE FATAL
ACIDENTE FATAL: Motociclista sem capacete morre após colisão com poste
GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Glória de Dourados se despede de Ivanira dos Santos, Pax Oliveira informa o velório e sepultamento
Aldo conduzia um veículo Gol com destino ao distrito de Indápolis; / Leandro Holsbach/Alerta DouradosPolicial
Homem que planejava atentado contra família morre em confronto com a polícia
SEARA - DOURADOS - Emprego na Seara (Foto: Divulgação)EMPREGO
Indústria de alimentos oferece mais de 200 vagas de emprego em Dourados; veja como fazer