O governo federal já decidiu quem deseja colocar no comando da Infraero: o presidente do Banco Safra, Rossano Maranhão.
Dilma Rousseff quer anunciar o futuro titular da empresa em março e sacramentar a criação da Secretaria de Aviação Civil, órgão com status de ministério que subordinará não só a Infraero como também a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Ex-presidente do Banco do Brasil em parte do governo anterior, Maranhão já recusou, no passado, um convite de Lula para comandar a estatal que administra o setor aeroportuário.
Em 2007, na crise aérea, ele havia sido chamado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, mas recusou a oferta.
A assessoria de Dilma já fez um diagnóstico dos problemas do setor.
Avalia que quase a metade dos aeroportos brasileiros precisa de grandes reformas. Além de reestruturar completamente a companhia, ela ordenou uma troca de quase toda a diretoria da empresa.
Segundo a Folha apurou, a presidente também já sabe quem será o futuro ministro da Aviação Civil. Só não os nomeou ainda porque ambos estariam se desvencilhando de assuntos particulares e profissionais para ingressar nas novas funções.
A ideia é fazer um anúncio conjunto desses dois nomes.
Dilma quer reestruturar completamente a companhia. Na campanha eleitoral, prometeu diversas vezes abrir o capital da Infraero.
Sua principal preocupação é preparar os aeroportos do país para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.
FAVORITO
Rossano Maranhão está na lista de cotados desde novembro do ano passado. Seu nome acabou ganhando força nas últimas semanas.
Durante o governo de transição, Dilma também pensou em nomear Alessandro Teixeira para presidir o órgão, mas desistiu da ideia quando este foi chamado para assumir a secretaria-executiva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Dilma decidiu entregar à iniciativa privada a construção e a operação dos novos terminais dos aeroportos.
A presidente cogita fazer isso com dois dos principais aeroportos do país, Guarulhos e Viracopos.
As empresas TAM e Gol teriam manifestado interesse na construção e na operação de novos terminais.
As mudanças no setor devem ser confirmadas pelo governo por meio de uma medida provisória que inclui a abertura do capital da Infraero e a criação da secretaria, hoje subordinada ao Ministério da Defesa.
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