Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 5 de fevereiro de 2025
GOVERNO FEVEREIRO 2025 DENGUE 02
Busca
Busca
EDUCAÇÃO

Detentos do Estado obtêm índice de 75% de aprovação no Enem

19 Jun 2010 - 05h49Por Notícias.MS

Resultado referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acaba de ser divulgado pelo Ministério da Educação, aponta um índice de 75% de aprovação entre os internos do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul que realizaram a prova no início deste ano.

 

          Dos 274 reeducandos que realizaram a prova, 206 conseguiram alcançar a média para aprovação. Os internos foram avaliados em cinco áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática e Redação.

 

          Conforme a Divisão de Educação da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), o resultado foi divulgado posteriormente aos dos demais estudantes porque os reeducandos de todo o País realizaram as provas um mês após a aplicação dos exames para o público geral, ocorrendo um atraso na divulgação do relatório.

 

          A diretora da Escola Estadual Pólo “Regina Anffe Nunes Betine”, Regina Lúcia Salles, explica que os internos aprovados que ainda não haviam concluído o Ensino Médio automaticamente conquistam o certificado de conclusão, entre outros benefícios. “Todos os aprovados que já estiverem em liberdade podem disputar uma vaga na universidade e concorrer ao Prouni [Programa Universidade para Todos]”, diz.

 

          Regina atribui o bom resultado ao ensino oferecido nas escolas instaladas nas unidades penais e à capacidade intelectual dos internos. “Dentro das unidades penais existem muitas mentes brilhantes que precisam ser canalizadas no sentido positivo; o Enem e o Encceja [Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos] são janelas para que essa capacidade apareça”, constata. “Uma interna que concluiu o ensino médio no feminino da Capital, e que agora está em regime domiciliar, por exemplo, alcançou 75 pontos em redação, uma nota muito alta; tivemos notícia que ela pretende cursar uma faculdade de Direito”, conta.

 

          Para a supervisora da Divisão de Educação da Agepen, Elaine Arima Xavier Castro, o oferecimento da educação nas unidades penais é uma importante ferramenta para a reinserção social. “Tratamento penal é isso, dar oportunidade para que as pessoas tracem novos caminhos quando saírem da prisão”, destaca.

 

          De acordo com a supervisora, este ano novamente o Enem deverá ser aplicado nas unidades penais do Estado. O período de inscrições para o exame, conforme calendário divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vai de 21 de junho a 9 de julho. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro.

 

 

 

          Atualmente, nas unidades penais do Estado, 918 internos estudam pelo sistema Educação de Jovens e Adultos (EJA), distribuídos nos ensinos fundamental e médio.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Trânsito Violênto
Idoso de 88 anos morre atropelado por motoboy que empinava moto na zona norte de SP (Vídeo)
Adobe Stock BRASIL
O Futuro dos Cassinos Online no Brasil e o Impacto da Nova Regulamentação
Influenciadora de conteúdo adulto morre após cair de varanda de hotel; polícia investiga o caso
Itens da cesta básica apresentam variação de até 200% em Campo Grande
Ação Solidária
Ajude na restauração da residência da técnica de enfermagem Luci em Fátima do Sul

Mais Lidas

Plantão
Investigação revela premeditação em feminicídio de Karina Corim (Vídeo)
DEODÁPOLIS - ACIDENTE
Caminhonete capota após colisão com carro casal fica ferido em acidente em Deodápolis
Região
Caminhão perde o freio e causa acidente envolvendo dois carros na BR-163
Região
Acaba de falecer Karina Corim a segunda vítima do ataque brutal de ex assassino em Caarapó-MS
Região
Tragédia em Caarapó: Aline Rodrigues não sobrevive a ataque violento