O deputado Efraim Filho (Democratas-PB) denunciou, durante reunião da CPI do Apagão Aéreo, que o avião que transportava o papa Bento XVI de volta à Itália no domingo tentou, diversas vezes, contato com a torre de controle do Recife.
De acordo com o deputado, o Boeing 777 da Alitalia tentou comunicação entre as 23h17 e 23h45 de domingo. O contato seria realizado apenas para passar uma mensagem de agradecimento do Papa ao presidente da República, quando o vôo deixava o solo brasileiro.
A mensagem, que teria chegado depois de diversas tentativas, teria sido interceptada por um avião da TAM e captada por uma rádio amadora. Os pilotos da TAM teriam traduzido as declarações dos piltotos do avião italiano do inglês para o português.
"Se fosse uma mensagem de socorro causaria preocupação e poderia gerar uma catástrofe", disse o deputado, que apresentou um requerimento à CPI pedindo que a TAM, a Alitalia e a torre do Recife mandem uma confirmação da informação.
As acusações do deputado foram feitas durante reunião da CPI destinada a ouvir o delegado da Polícia Federal Renato Sayão, responsável pelas investigações referentes ao acidente da Gol. O relator da CPI, Marco Maia (PT-RS), disse que a Comissão irá investigar o caso.
O Palácio do Planalto ainda não confirmou se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a mensagem de despedida o Papa.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar