Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 2 de janeiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

De 900 inscritos, apenas 117 passaram no Exame da OAB

2 Mai 2007 - 04h54
Dos pouco mais de 900 candidatos que realizaram a prova escrita do primeiro Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, apenas 117 foram aprovados, conforme resultado divulgado nesta segunda-feira (30 de abril) pelo Cespe/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília). Isso significa que o índice de aprovação no exame ficou em torno de 13%, um número visto com preocupação pelo advogado Fábio Trad, presidente da OAB/MS.

“É um índice surpreendentemente baixo”, sustentou, ressaltando existirem várias causas para a baixa aprovação – que se repetiu nos últimos anos não apenas no Estado, mas nacionalmente. “Há uma série de fatores, mas com certeza o menor deles é a dificuldade da prova. O exame vem sendo aprimorado, e a Cespe já recebeu orientações para não fazer ‘pegadinhas’ ou utilizar questões de memorização, o que vem sendo feito”, explicou.

Na mesma linha, o presidente da Comissão de Estágio e Exame da Ordem da OAB/MS, Alexandre Bastos, considera que o desempenho dos bacharéis em Direito na prova preocupa toda a comunidade jurídica. “É uma preocupação ver o investimento do aluno durante cinco anos na faculdade e, na hora do exame, ver que não é o que esperava”. Apesar da constatação, Bastos defendeu o rigor do exame, comparando-o a outras provas para ingresso na carreira jurídica.

“É valor inverso achar que, para ser advogado, o bacharel deve estar menos preparado do que para ser juiz ou delegado. O exame é rigoroso, da mesma categoria que se faz para o exame de ingresso na magistratura ou no Ministério Público”, argumentou o presidente da comissão. “E nunca vi reclamações de que as provas para juiz ou do MPE são difíceis”. Bastos defende que o advogado deve estar tão preparado quanto os profissionais de outras carreiras da área, “uma vez que ele vai ser o responsável por defender o cidadão na Justiça”.

Até o final desta semana, a OAB/MS espera divulgar uma análise detalhada do desempenho dos bacharéis sul-mato-grossenses no Exame da Ordem, incluindo a instituição de ensino dos candidatos e um comparativo com outros Estados que aplicaram a prova. Neste ano, 18 Estados – incluindo Mato Grosso do Sul – fizeram a mesma prova, aplicada pela Cespe.

“A OAB irá continuar com seu projeto de unificação educacional para tentar nivelar o acesso à advocacia”, sustentou Fábio Trad, ressaltando que o projeto da OAB nacional, que começou com a unificação dos exames em 11 Estados, não será tolhido por conta dos maus resultados em Mato Grosso do Sul.
 
 
 
 
Campo Grande News

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

RÉVEILLON NO BRASIL
Réveillon chegando! Veja 8 cidades com festas incríveis e gratuitas
FOTO: LIVE BONITO INFORMA LIVE DIRETO DE BONITO
Balneário de Bonito (MS) lotado, fim de ano chegou, assista na LIVE
SALÁRIO MÍNIMO 2025
Novo salário mínimo será de r$ 1.518,00 a partir desta quarta; aumento real
Equipe durante buscas; Foto: Reprodução/Ricardo Brandão
Mais um corpo é resgatado após queda de ponte; mortes chegam a 10
Tragédia em Poços de Caldas: Enfermeira é morta pelo marido após revelar demissão

Mais Lidas

(Reprodução: Leitor Midiamax e Redes Sociais)TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Casal morre em acidente envolvendo 03 carros horas antes da virada do ano
Ermeson ROMPE acordo político garante vitória de Ronaldo do Lanche em disputa acirrada pela presidência da Câmara de Fátima do Sul. (FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA)FÁTIMA DO SUL - NOVO PRESIDENTE
Ermeson rompe acordo e Ronaldo do Lanche vai presidir Câmara de Fátima do Sul
FOTOS: DHIONE TITO / JORNAL FÁTIMA NEWSFÁTIMA DO SUL - GANHADORES
Confira quem foram os GANHADORES dos prêmios do Aniversário de 23 anos do Mercado Julifran
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - DINHEIRO EM CAIXA
Ilda Machado encerra mandato com dinheiro depositado para obras em andamento e R$ 6 milhões em caixa
Plantão
Van do grupo Zíngaro se envolve em acidente em trecho de rodovia em obras a caminho de Jateí