Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 5 de fevereiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Conheça as mudanças para a temporada 2007 da Fórmula 1

17 Mar 2007 - 04h11
A temporada 2007 da Fórmula 1 começou com os treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne. Como sempre, com a tentativa de aumentar a competitividade das corridas, a FIA fez mudanças no regulamento. Conheça os novos itens:

MODIFICAÇÕES ESPORTIVAS

Motor
A obrigação de usar o mesmo motor em dois GPs continua, mas apenas nos sábados e domingos. Nos treinos livres de sexta-feira pode-se usar outro. Os motores utilizados este ano são do mesmo modelo das duas últimas corridas de 2006 e ligeiramente modificados no permitido pela FIA até dia 1.º de março. Têm limite de 19 mil rpm. Nenhuma evolução poderá ser introduzida até o fim de 2010. Serão 4 anos de congelamento. Por motor, para a FIA, entenda-se bloco e cabeçote.

Safety Car
Ao contrário do que foi divulgado nos último dias, é sim permitido entrar nos boxes com o Safety Car na pista, para substituir os pneus, de asfalto seco para asfalto seco, ou para molhado, substituir carenagem danificada, etc. O que não pode é reabastecer o carro. Só isso.

Treinos
As duas sessões livres de sexta-feira, uma de manhã outra à tarde, ganharam mais meia hora de duração. Agora terão uma hora e meia em vez de uma hora cada, das 10 horas às 11h30 e das 14 horas às 15h30.

Não é mais permitido às equipes classificadas do 5.º lugar para trás no último campeonato utilizar o terceiro carro nos treinos livres de sexta-feira. Mas é possível a todos, agora, substituir um dos pilotos nesses treinos.

Pneus (monomarca Bridgestone)
Cada piloto terá direito a 14 jogos de pneus por fim de semana de GP, sendo 7 do tipo duro e 7 do mole, devidamente identificados para o público reconhecê-los. Depois das duas sessões de treinos livres da sexta-feira os pilotos devem devolver aos comissários 2 jogos do tipo duro e dois do mole, tenham ou não utilizado. Restam, portanto, 10 jogos para o sábado e o domingo, 5 do duro e 5 do mole. Em seguida ao treino livre do sábado pela manhã, são recolhidos outros dois jogos, um duro e um mole.

Assim, cada piloto passa a dispor de 8 jogos para a sessão de classificação para o grid, sábado à tarde, e a corrida, domingo, sendo 4 do tipo duro e 4 do mole. Importante: o regulamento exige que as equipes utilizem os dois tipos de pneus, duro e mole, durante a corrida. A capacidade de o carro adaptar-se a essa nova realidade, ter de aceitar pneus duros e moles, é uma grande variável a mais nas corridas. E melhor: acompanhado de perto pelo público que saberá o tipo de pneu em uso.

MODIFICAÇÕES TÉCNICAS

Aerofólios que não se movem
A fim de impedir as chamadas “asas móveis”, capazes de permitir maior velocidade nas retas, agora há suportes rígidos dentre os dois planos do aerofólio.

Teste de resistência
O monocoque, principal elemento estrutural de um carro de Fórmula 1, onde se encontra o cockpit, habitáculo do piloto, tem de suportar, a partir deste ano, a aplicação de forças maiores e em mais locais. Há, agora, nas laterais do cockpit, um painel confeccionado em material capaz de impedir a penetração de objetos, como um braço de suspensão, por exemplo.

Luzes informativas
Todo carro terá um conjunto de três luzes montado no campo de visão do piloto: amarela, azul e vermelha. Tão logo um comissário de pista exponha uma dessas bandeiras, amarela, azul ou vermelha, o piloto que passar por aquele posto do circuito verá a luz equivalente acesa sobre o volante. Assim, não haverá como alegar não ter visto a sinalização dos comissários. A amarela exige que o piloto reduza a velocidade, bem como não ultrapasse, a azul indica que um adversário está prestes a ultrapassá-lo e a vermelha interrompe o treino ou a corrida.

 

 

Estadão

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Trânsito Violênto
Idoso de 88 anos morre atropelado por motoboy que empinava moto na zona norte de SP (Vídeo)
Adobe Stock BRASIL
O Futuro dos Cassinos Online no Brasil e o Impacto da Nova Regulamentação
Influenciadora de conteúdo adulto morre após cair de varanda de hotel; polícia investiga o caso
Itens da cesta básica apresentam variação de até 200% em Campo Grande
Ação Solidária
Ajude na restauração da residência da técnica de enfermagem Luci em Fátima do Sul

Mais Lidas

Plantão
Investigação revela premeditação em feminicídio de Karina Corim (Vídeo)
DEODÁPOLIS - ACIDENTE
Caminhonete capota após colisão com carro casal fica ferido em acidente em Deodápolis
Região
Caminhão perde o freio e causa acidente envolvendo dois carros na BR-163
Região
Acaba de falecer Karina Corim a segunda vítima do ataque brutal de ex assassino em Caarapó-MS
Plantão
Agora: Ciclista se joga embaixo de carreta e morre em acidente