O plenário da Câmara dos Deputados decide hoje se o dia 11 de maio de 2007 será apenas uma homenagem ao frei franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão, o frei Galvão, ou se será feriado, conforme o texto original. A tendência, no entanto, é que os deputados rejeitem transformar a data em feriado para não prejudicar o mercado financeiro.
A Comissão de Educação da Câmara aprovou emenda que transforma a data apenas em homenagem ao frei, sem feriado nacional. Se a emenda for rejeitada pelo plenário, valerá o projeto do Senado que instituiu o feriado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda teria que sancionar o projeto em tempo recorde para o feriado vigorar já na próxima sexta-feira.
Pela proposta do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), o dia 11 de maio de 2007 seria transformado em feriado nacional - data em que frei Galvão será canonizado pelo papa Bento 16 em missa no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo.
Frei Galvão será o primeiro brasileiro nato a ser declarado santo pelo Vaticano. Madre Paulina, feita santa por João Paulo 2º em 2002, passou a maior parte da vida no Brasil, mas nasceu na Itália.
Folha Online
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIP