Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 3 de janeiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Cachaça vira produto 'chique' e ganha mercado no exterior

13 Abr 2007 - 10h47

Considerada a prima pobre entre as grandes bebidas, a cachaça tem passado por uma "revolução". Com pesados investimentos em marketing e qualidade, o produto está se tornando um produto de grife e ganhando as prateleiras no exterior.

"O nome cachaça hoje é um toque de requinte. Cachaça hoje é uma coisa muito nobre, muito chique, muito elegante de beber", afirma César Rosa, presidente do Instituto Brasileiro da Cachaça.

O Brasil embarca hoje para o exterior 12 milhões de litros de cachaça por ano. Há sete anos, era exportada apenas metade desse volume. Diante da produção nacional, de 1 bilhão de litros, a exportação ainda é pequena, mas os empresários acreditam que esse é um mercado muito promissor.

 Investimentos

Para Maria das Vitórias Cavalcanti, diretora de relações internacionais da Pitu – uma das principais exportadoras de cachaça a granel do Brasil – a presença das garrafas da marca nas lojas de duty free da Europa é um passo importante para a expansão desse mercado. "É uma vitrine muito grande. Vendemos muito bem no exterior usando a própria marca – é assim que estamos abrindo novos mercados", afirma. A empresa engarrafa cachaça na Alemanha desde 1971.

Outra marca brasileira, a Sagatiba, também faz sucesso no exterior. A empresa, que exporta a cachaça já pronta para consumo, aposta no marketing para crescer. Uma das estratégias é a degustação diferenciada feita em supermercados. "Normalmente dão destilado puro para você degustar. A gente desenvolveu um formato novo onde a gente coloca o barman no supermercado fazendo", diz Lucas Rodas, diretor internacional da empresa. "Isso tem tido um resultado fenomenal".

Com o sucesso da exportação, outras empresas também estão se aventurando nesse ramo. Com cerca de 90 franquias no Brasil, a Cachaçaria Água Doce está acertando os detalhes para abrir a primeira loja no exterior. O alvo é a Argentina, mas a empresa já tem planos mais ambiciosos. "Mas nós estamos com três estudos prontos – Espanha, Itália e Portugal", comemora o empresário Delfino Golfeto.

 Regulamentação ainda é entrave

Os produtores brasileiros ainda reivindicam, junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), a chamada DOC – denominação de origem controlada. O título transformaria a bebida em exclusividade brasileira – assim como a tequila é uma marca mexicana e a champagne é exclusiva da França.

Os fabricantes também negociam a mudança da classificação da bebida nos Estados Unidos - país que importa quase 2 milhões de litros de cachaça todos os anos. Segundo César Rosa, presidente do instituto brasileiro da cachaça, aquele país classifica a cachaça como rum, o que eleva a tributação incidente sobre o produto. "Isso tira nossa competitividade na geração de recursos para investimento", diz.

 

 

 

G1

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

RÉVEILLON NO BRASIL
Réveillon chegando! Veja 8 cidades com festas incríveis e gratuitas
FOTO: LIVE BONITO INFORMA LIVE DIRETO DE BONITO
Balneário de Bonito (MS) lotado, fim de ano chegou, assista na LIVE
Equipe durante buscas; Foto: Reprodução/Ricardo Brandão
Mais um corpo é resgatado após queda de ponte; mortes chegam a 10
SALÁRIO MÍNIMO 2025
Novo salário mínimo será de r$ 1.518,00 a partir desta quarta; aumento real
Tragédia em Poços de Caldas: Enfermeira é morta pelo marido após revelar demissão

Mais Lidas

(Reprodução: Leitor Midiamax e Redes Sociais)TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Casal morre em acidente envolvendo 03 carros horas antes da virada do ano
Ermeson ROMPE acordo político garante vitória de Ronaldo do Lanche em disputa acirrada pela presidência da Câmara de Fátima do Sul. (FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA)FÁTIMA DO SUL - NOVO PRESIDENTE
Ermeson rompe acordo e Ronaldo do Lanche vai presidir Câmara de Fátima do Sul
FOTOS: GUSTAVO / ASSESSORIAVICENTINA - FOTOS DA POSSE
Cleber e Oncinha chegam a cavalo para posse, CONFIRA todas as FOTOS em Vicentina
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - DINHEIRO EM CAIXA
Ilda Machado encerra mandato com dinheiro depositado para obras em andamento e R$ 6 milhões em caixa
FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIAFÁTIMA DO SUL - EMPOSSADO
EMPOSSADO: Wagner da Garagem assume prefeitura com discurso de união e compromisso em Fátima do Sul