O município de Caarapó foi contemplado recentemente com o programa de biblioteca “Arca das Letras”, uma iniciativa da Secretaria de Reordamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, criada para facilitar o acesso aos livros e incentivar a leitura em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos. Receberão as bibliotecas a Reserva Indígena Te´ýikue e o assentamento Nossa Senhora do Carmo. A acão tem apoio da Eletrosul, Eletrobrás e Programa Luz para Todos.
A Arca das Letras é um programa de bibliotecas rurais desenvolvido com uma metodologia que garante a participação das comunidades na formação de acervos, na implantação e na gestão das atividades da biblioteca. Os livros são selecionados de acordo como perfil cultural de cada comunidade. O programa é fruto de ações feitas com os Ministérios da Educação, da Cultura, da Justiça, das Minas e Energia, dos Estados, dos Municípios e com outras esferas públicas e privadas.
Cada biblioteca tem 230 títulos por doações, entre literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, de pesquisa e técnicos, que abrangem diversas áreas de informação e do conhecimento – saúde, educação, agricultura, cidadania, atendendo aos interesses das populações rurais em suas realidades específicas.
Segundo o secretário de Educação e Esportes de Caarapó, professor Ismael Martins Guevara, a ação visa levar a estas comunidades um pouco mais de cultura e conhecimento, tendo em vista que a leitura abre caminhos e novos horizontes. “Com essas ações, as comunidades indígenas e assentadas ganham na melhoria dos serviços prestados, como educação e cultura”, observa o secretário.
Guevara também informou que a cerimônia de entrega dos livros e capacitação dos agentes de leitura aconteceram ontem no auditório do Incra sede Itamarati II. Além de Caarapó, outros dez municípios do Estado também foram beneficiados.
Fátima News
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar