Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 15 de janeiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Brasil mexe no calendário das próximas Copas

19 Jul 2004 - 13h16
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, aproveitou sua vinda ao Peru para dar uma demonstração de poder. Respaldado pelas associações argentinas e uruguaias, o brasileiro pressionou as demais associações sul-americanas e conseguiu uma vitória importante. A próxima Copa América acontecerá em 2007, antes das Eliminatórias para o Mundial de 2010. E a partir daí, de quatro em quatro anos.

“Não tem cabimento Copa América de dois em dois anos. E em plena Eliminatória. Isso não acontecerá mais”, prometeu, e cumpriu, Ricardo Teixeira em Arequipa.

Segundo jornalistas peruanos que estiveram na abertura da Copa América, Ricardo Teixeira bateu pesado com as pequenas associações que desejavam a manutenção da Copa América bienal.

Teixeira estaria à frente de uma tríplice aliança que travaria o torneio. Brasil, Argentina e Uruguai não disputariam mais a competição sul-americana se ela não passasse a ocorrer de quatro em quatro anos.

Os presidentes das pequenas associações perceberam que não tinham como fazer um torneio sem os poderosos do continente. E cederam.

“A Eurocopa em Portugal foi tão badalada porque havia quatro anos de ansiedade. Os portugueses trabalharam para remodelar seus principais estádios de forma tranqüila. O torneio foi bem promovido e o resultado foi excelente. Fora o fato de que as Eliminatórias européias irão começar na verdade só depois da Eurocopa. A América do Sul tem de seguir o mesmo exemplo”, disse Ricardo Teixeira.

“A competição será sensacional porque os verdadeiros craques do mundo estão aqui, no nosso continente. A Copa América tem tudo para ser o torneio mais importante depois do Mundial.”

O presidente da Conmebol, o paraguaio Nicholas Léoz, não toma uma decisão sem consultar Teixeira. Ele sabe do poder econômico que o presidente da CBF tem por trás. A Copa América é uma propriedade da Traffic, de J. Hawilla, empresário e amigo íntimo de Teixeira. O dirigente também mantém contrato da Seleção Brasileira com a influente TV Globo.

A figura de Teixeira tem sido tão importante, que ele está servindo como consultor de uma delicada questão. Políticos mexicanos decidiram investir milhões de dólares para tirar a Copa América de 2007 da Venezuela. Mas a situação não se mostra tão fácil. Os venezuelanos, embora mais pobres, não querem abrir mão do torneio. Os dois lados têm consultado o presidente da CBF a todo instante.

Em várias conversas com Leóz, Teixeira está muito perto de conseguir que a Copa América de 2011 aconteça no Brasil. Seria um laboratório para o Mundial que o País pretende promover em 2014.

Se for mesmo aprovado o Brasil como sede de 2011, o presidente começará a promover reformas nos principais estádios do Brasil.

O primeiro, que é a sua fixação, é o Maracanã. A tendência de imitar Wembley e implodir o ultrapassado estádio carioca e construir um novo não está afastada. Só é necessária uma delicada operação de convencimento da opinião pública e manobra política.

 

 

Estadão

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Resultados do Enem 2024 já estão disponíveis na Página do Participante
Brasileira foi levada para a 12ª Delegacia de Mulher; Foto: Polícia Nacional
Brasileira é presa após agredir gestante com pedradas na fronteira
Polícia Civil descobre cemitério clandestino de rivais de do PCC em Lucas do Rio Verde - MT
FOTO: GEONE BERNARDO ALERTA PARA 34 CIDADES
ALERTA para chuvas intensas com ventos de até 60 km/h é disparado para 34 cidades de MS
Fachada da Receita Federal em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Receita Federal ajusta regras do Pix sem criação de novos tributos

Mais Lidas

FOTO: CORREIO DO ESTADOMEGA SENA
Casal de MS ganhou na Justiça direito a receber prêmio de bolão não registrado na Mega-Sena
Carro bateu de frente com uma carreta / Reprodução / A Princesinha NewsPolicial
Morre uma das vítimas de acidente na BR-262
Policial
Tragédia em Brasilândia: Quatro membros de uma família perdem a vida em acidente fatal
Prefeito Cleber Dias, de Vicentina - FOTO: ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWSVICENTINA NA LISTA
Vicentina terá mais de R$ 3 milhões para recapeamento de diversas ruas, prefeito comemora
FOTO: ASSESSORIA REUNIÃO CIDECO
CIDECO: Prefeitos da região prestigiam consórcio para viabilizar serviços e desenvolvimento