Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 13 de março de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Brasil ainda tem índice alto de tuberculose

2 Jul 2004 - 13h17
Representantes do governo e da sociedade civil estão reunidos até amanhã no 1º Encontro Nacional de Tuberculose. O congresso promove o debate sobre a prevenção à doença, a infecção de portadores do HIV e os novos métodos para o diagnóstico e tratamento. Em entrevista ao NBR Manhã, programa da TV NBR, o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Expedito Luna, explicou que o controle da bactéria causadora da doença ainda esbarra na dificuldades que muitos brasileiros têm de receber cuidados médicos.

“O tratamento dura seis meses. Logo no primeiro mês, a pessoa apresenta uma melhora nos sintomas, acha que ficou curada e interrompe o tratamento”. Para ele, o trabalho das equipes de saúde da família espalhadas por todo o Brasil ainda é a maior garantia de acompanhamento médico até o final da doença.

Luna alertou que o sintoma mais evidente da tuberculose é a tosse com catarro por mais de três semanas. Dados do Ministério da Saúde apontam que a cada ano há incidência de 50 casos por 100 mil habitantes, ou seja, em torno de 80 mil casos por ano. “É um número alto para o nosso País, se consideradas as nossas condições, a expansão do nosso setor saúde. Fazemos menos do que deveríamos”, reconheceu Luna.

 

 

Agência Brasil


Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Baile de Aleluia promete agitar Vicentina com show de Pepe Moreno e baile com Diassis e Banda
Maquete do moderno terminal de embarque e desembarque do Aeroporto de Dourados, cuja as obras serão lançadas sexta-feira. Foto: Divulgação. DOURADOS - OBRAS
Ministro aterrissa em Dourados na sexta para iniciar obras do Terminal do Aeroporto
Idoso é encontrado morto sem órgão genital e coração, idosa confessa crime e diz que os comeu
Carnaval / Trânsito Violênto
Duas pessoas morrem em acidente com carro em chamas (Vídeo)
É do Brasil
Filme brasileiro "Ainda Estou Aqui" vence "Melhor Filme Internacional"

Mais Lidas

Policial
Polícia Civil de Fátima do Sul e Vicentina prende traficante e desativa ponto de drogas
PROCESSO SELETIVO EM FÁTIMA DO SULFÁTIMA DO SUL - PROCESSO SELETIVO
Prefeitura abre inscrições para PROCESSO SELETIVO com diversas vagas em Fátima do Sul, CONFIRA
FOTO: ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWSVICENTINA - NOTÍCIA BOA
REFIS: Prefeitura concede até 100% de desconto em juros e multas em débitos municipais em Vicentina
Policial
Polícia encontra corpo de idoso, vítima de latrocínio em Novo Horizonte do Sul
LUTO FÁTIMA DO SUL
Ex-morador de Fátima do Sul, pode ter sido assassinado em Rondônia