Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 5 de fevereiro de 2025
GOVERNO FEVEREIRO 2025 DENGUE 02
Busca
Busca
Brasil

Assentamentos rurais do interior organizam venda de mercadorias

24 Mai 2007 - 13h36
Produtores rurais de Sidrolândia, que fazem parte do programa Unidade Familiar de Produção Agrícola Sustentável – UFPAS, se uniram para comercializar suas produções no município. Num terreno em comum entre os assentamentos foi construído um galpão que concentra em um local de venda fixo a comercialização da mercadoria. Duas vezes na semana, eles se reúnem no chamado “Ponto de Recolhimento de Produtos Hortifruti” e promovem feiras.
 
O hortifruti, pré-selecionado pelo próprio produtor, é levado até o galpão para vendas à Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul - Ceasa, em Campo Grande, em barracas nas rodovias e porta a porta. Dentre os produtos comercializados estão: milho verde, abobrinha, pimentão, jiló, berinjela, quiabo, feijão catador, pimenta, cebolinha, salsa, coentro, abacaxi e mandioca.
 
O trabalho envolve trinta famílias de Sidrolândia beneficiadas pelo programa UFPAS, que tem como objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica dos assentamentos rurais. Os municípios de Nioaque e Miranda também recebem apoio do projeto, totalizando noventa famílias assistidas em todo o Estado. A iniciativa é resultado da assinatura de um convênio entre o Sebrae em Mato Grosso do Sul, Fundação Banco do Brasil e as prefeituras municipais.
 
O programa utiliza como tecnologia nas pequenas propriedades rurais o sistema de Produção Agroecológica Integrada Sustentável – PAIS, que oferece baixo custo para a produção, sem o uso de agrotóxicos, o que torna a atividade produtiva viável e facilmente absorvida pelo agricultor familiar.
 
Com uma engenharia simples, o sistema de produção, construído em forma circular, é composto por uma horta, um quintal agroflorestal e uma criação de aves caipiras no centro. “Quando esses pilares estão interligados no manejo, as famílias conseguem uma produção diversificada a custo menor”, comenta o engenheiro agrônomo responsável pelo projeto, Aly Ndiaye. 
 
A irrigação é feita de maneira simples e barata, pelo método de gotejamento, e a adubagem através do escoamento do esterco pelo galinheiro. O quintal é uma área complementar, destinada à produção de frutas, grãos e outras culturas, com o objetivo de auxiliar na alimentação da família e dos animais do assentamento. Para um grupo de cinco pessoas é necessário um terreno de aproximadamente cinco mil metros quadrados.
 
De acordo com o gestor do programa no Estado, Aroldo de Almeida Silva, “o sistema cria condições para melhorar a base alimentar das famílias, gera emprego e renda, favorece a manutenção de cidadãos em suas localidades, e ainda colabora para a preservação do meio ambiente”.
 
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Sidrolândia, Nilo Cervo, “o resultado que a agricultura familiar está gerando para o município é surpreendente. Além de os produtos destas famílias estarem sendo comercializados até na capital do Estado, a melhoria da qualidade de vida destes trabalhadores é visível”.
 
A vice-prefeita da cidade, Solangi Maria Fontana Stefanello, recentemente visitou os assentamentos rurais e se diz encantada com os efeitos do programa. “É fantástico o que o PAIS está fazendo para estas pessoas, o programa oportuniza os pequenos produtores a terem segurança no trabalho, através do apoio técnico, motivacional e organizacional”, comenta.
 
De acordo com Solangi, estão sendo instaladas três grandes usinas de álcool no município, que irão gerar de dois a três mil empregos diretos ou indiretos. “Isto significa que a ocasião é favorável para os assentamentos investirem no cultivo de cana-de-açúcar. A garantia de venda deste produto será certa”.
 
O fomento da agricultura familiar em Sidrolândia é uma das prioridades na opinião da vice-prefeita. “Queremos duplicar, triplicar a produtividade dos assentamentos rurais. Isto vai gerar retorno financeiro tanto para eles quanto para o município”, conclui.
 
 
 
 
Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Trânsito Violênto
Idoso de 88 anos morre atropelado por motoboy que empinava moto na zona norte de SP (Vídeo)
Adobe Stock BRASIL
O Futuro dos Cassinos Online no Brasil e o Impacto da Nova Regulamentação
Influenciadora de conteúdo adulto morre após cair de varanda de hotel; polícia investiga o caso
Itens da cesta básica apresentam variação de até 200% em Campo Grande
Ação Solidária
Ajude na restauração da residência da técnica de enfermagem Luci em Fátima do Sul

Mais Lidas

Plantão
Investigação revela premeditação em feminicídio de Karina Corim (Vídeo)
DEODÁPOLIS - ACIDENTE
Caminhonete capota após colisão com carro casal fica ferido em acidente em Deodápolis
Região
Caminhão perde o freio e causa acidente envolvendo dois carros na BR-163
Região
Acaba de falecer Karina Corim a segunda vítima do ataque brutal de ex assassino em Caarapó-MS
Região
Tragédia em Caarapó: Aline Rodrigues não sobrevive a ataque violento