Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 15 de março de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Arqueólogo diz que encontrou 'caverna de João Batista'

17 Ago 2004 - 09h13
Um arqueólogo britânico disse que encontrou uma caverna usada por João Batista, figura mencionada no Novo Testamento.

Shimon Gibson passou cinco anos escavando um sítio arqueológico perto de Jerusalém, desenterrando objetos aparentemente usados em rituais de purificação da antigüidade.

Imagens entalhadas nas paredes incluem um homem com cabelos longos que, acredita-se ser da época de João que, segundo a Bíblia, batizou Jesus.

Estudiosos da Bíblia puseram em dúvida o achado, que consideram inconclusivo.

Imersão

A caverna, de 24 metros de profundidade, é situada onde hoje fica o kibutz Tzuba, distante 4 quilômetros do local onde João nasceu, Ein Kerem.

A equipe de Gibson encontrou 250 mil fragmentos de cerâmica, aparentemente de artefatos utilizados no processo de imersão.

Os exploradores também descobriram 28 degraus que levam a um cômodo que contém uma pedra oval com uma depressão na forma de pé em que, aparentemente, o devoto teria seu pé banhado em óleo.

"João Batista, que era apenas um personagem das Escrituras, agora ganha vida", disse Gibson.

Um entalhe numa parede parece representar João, que pertencia a uma seita que proibia que o devoto cortasse os cabelos.

Um outro entalhe, de um rosto, simboliza uma cabeça decapitada: João foi decapitado por Heródes Antipas, que governou a Terra Santa na época de Jesus.

"Nada parecido foi encontrado em qualquer outro lugar", disse Gibson.

"É a primeira vez que fizemos uma descoberta dos primórdios do período batismal. É uma descoberta surpreendente que acontece apenas uma vez na vida de um arqueólogo."

Mas alguns estudiosos tratam a descoberta de Gibson com cautela.

Stephen Pfann, presidente da Universidade da Terra Santa, em Jerusalém, disse que a descoberta arqueológica é intrigante, mas são necessárias mais pesquisas sobre ela.

 

BBC Brasil

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Baile de Aleluia promete agitar Vicentina com show de Pepe Moreno e baile com Diassis e Banda
Maquete do moderno terminal de embarque e desembarque do Aeroporto de Dourados, cuja as obras serão lançadas sexta-feira. Foto: Divulgação. DOURADOS - OBRAS
Ministro aterrissa em Dourados na sexta para iniciar obras do Terminal do Aeroporto
Idoso é encontrado morto sem órgão genital e coração, idosa confessa crime e diz que os comeu
Carnaval / Trânsito Violênto
Duas pessoas morrem em acidente com carro em chamas (Vídeo)
É do Brasil
Filme brasileiro "Ainda Estou Aqui" vence "Melhor Filme Internacional"

Mais Lidas

IMAGENS: Redes sociaisDESPEDIDA E DOR
DOR: Amigos de despedem de motociclista morta em acidente 'Fã do RBD e energia incrível'
FOTO: INSTAGRAM OFICIAL - @jadsejadsonDEODÁPOLIS - ARENA FRIGOMAR
SEXTOUUU com Jads & Jadson na Arena Frigomar, confira a programação de shows e rodeio em Deodápolis
FOTO: SEBRAE/MSPROCESSO SELETIVO SEBRAE/MS
Sebrae/MS abre vagas para processo seletivo com salários de até R$ 6,3 mil
VÍDEO E FOTOS: PMAVÍDEO - SUCURI
Sucuri de 4 metros enrolada em rede de pesca é resgatada de açude, veja o VÍDEO
FOTO: ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWSVICENTINA - NOTÍCIA BOA
REFIS: Prefeitura concede até 100% de desconto em juros e multas em débitos municipais em Vicentina