Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 2 de janeiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Aneel autoriza Enersul a reajustar energia elétrica em 8,05%

3 Abr 2007 - 13h00

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu, hoje de manhã, reajustar em 8,05% a tarifa de energia em Mato Grosso do Sul. O aumento vale a partir do dia 8 deste mês.

O reajuste fica bem abaixo dos 21,07% exigidos pela Enersul, concessionária que explora o setor elétrico em 75 dos 78 municípios do Estado.

A decisão da Aneel contraria pedido feito pelo governo do Estado, nos últimos dias, para que a tarifa, a mais cara do País, fosse congelada por pelo menos três anos em MS. Nem mesmo um lobby feito nesta manhã por deputados estaduais e membros da bancada federal do Estado, junto à Aneel, demoveu a agência de segurar o aumento da tarifa em MS.

Na última semana, o governador André Puccinelli (PMDB) viajou a Brasília, com uma comissão de deputados estaduais, reforçada naquela cidade por membros da bancada federal, para explicar, à Aneel, os prejuízos para a economia do Estado de um novo reajuste na tarifa de energia local, que também é 33% mais cara que a colocada em prática no vizinho Estado do Mato Grosso.

Na ocasião, Puccinelli alertou sobre os danos ao orçamento do governo que um novo reajuste da energia poderia significar, além de prejuízos ao bolso do consumidor local. Num dos pontos citados na reunião aos técnicos da Aneel, Puccinelli deixou claro, também, que a alta tarifa da energia no Estado estaria inviabilizando a chegada de novos investimentos à região, além de afugentar empreendimentos já consolidados.

As justificativas, no entanto, parecem não ter convencido a Aneel, que nesta manhã votou pela revisão, para cima, da tarifa cobrada hoje no Estado pela Enersul.

CPI - O novo aumento da energia em Mato Grosso do Sul deve fomentar a abertura de uma nova CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a atuação da Enersul - privatizada na década de 90 - no Estado.

Em 2006, o Tribunal de Justiça de MS sepultou comissão semelhante, a pedido da concessionária, depois que os procedimentos para instaurar a CPI já estavam em andamento na Assembléia Legislativa.

Na CPI criada em 2006, os deputados pretendiam investigar desde os investimentos feitos pela elétrica no Estado e os lucros obtidos com sua privatização, aos critérios usados para a definição das taxas de consumo cobradas da população.

 

 

Conjuntura Online

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

RÉVEILLON NO BRASIL
Réveillon chegando! Veja 8 cidades com festas incríveis e gratuitas
FOTO: LIVE BONITO INFORMA LIVE DIRETO DE BONITO
Balneário de Bonito (MS) lotado, fim de ano chegou, assista na LIVE
Equipe durante buscas; Foto: Reprodução/Ricardo Brandão
Mais um corpo é resgatado após queda de ponte; mortes chegam a 10
SALÁRIO MÍNIMO 2025
Novo salário mínimo será de r$ 1.518,00 a partir desta quarta; aumento real
Tragédia em Poços de Caldas: Enfermeira é morta pelo marido após revelar demissão

Mais Lidas

(Reprodução: Leitor Midiamax e Redes Sociais)TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Casal morre em acidente envolvendo 03 carros horas antes da virada do ano
Ermeson ROMPE acordo político garante vitória de Ronaldo do Lanche em disputa acirrada pela presidência da Câmara de Fátima do Sul. (FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA)FÁTIMA DO SUL - NOVO PRESIDENTE
Ermeson rompe acordo e Ronaldo do Lanche vai presidir Câmara de Fátima do Sul
FOTOS: DHIONE TITO / JORNAL FÁTIMA NEWSFÁTIMA DO SUL - GANHADORES
Confira quem foram os GANHADORES dos prêmios do Aniversário de 23 anos do Mercado Julifran
Plantão
Van do grupo Zíngaro se envolve em acidente em trecho de rodovia em obras a caminho de Jateí
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - DINHEIRO EM CAIXA
Ilda Machado encerra mandato com dinheiro depositado para obras em andamento e R$ 6 milhões em caixa