Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 26 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Al-Qaeda assume atentado no Iraque

13 Abr 2007 - 10h38

As autoridades iraquianas detiveram nesta sexta-feira (13) três pessoas relacionadas com o atentado de quinta-feira contra o Parlamento iraquiano e revisaram para baixo o número de mortos no ataque: uma pessoa morreu, e não oito, como havia sido divulgado anteriormente.

 

"Ontem (quinta-feira) falamos de oito mortos. Eram fontes múltiplas. O que dizemos agora é que só podemos confirmar uma morte", afirma o tenente-coronel Christopher Garver em um comunicado oficial. 

No entanto, fontes dos serviços de segurança iraquianos fincaram o pé no balanço divulgado na quinta-feira, de três mortos: um deputado e dois corpos não identificados.

Hassan al-Saniyed, membro da xiita Aliança Unida Iraquiana (AUI), disse que três funcionários da cafeteria onde o atentado suicida ocorreu estavam sendo investigados por seu possível vínculo com o ataque.

A única morte confirmada depois de uma correção nos números oficiais é a do deputado sunita Muhamed Awad, membro do partido Diálogo Nacional, um partido sunita que tem 11 deputados dos 275 do parlamento.

Um grupo ligado à al-Qaeda assumiu na sexta-feira (13)ter realizado o ataque suicida. "Um dos heróis da brigada de mártires conseguiu infiltrar-se no meio dos apóstatas do chamado Parlamento (...) e Deus destruiu através dele os infiéis e apóstatas", disse o auto-intitulado Estado Islâmico no Iraque em comunicado divulgado em um site usado por islâmicos.

O Parlamento iraquiano iniciou nesta sexta-feira uma sessão extraordinária convocada como um "desafio ao terrorismo”, um dia depois do atentado suicida realizado na extremamente protegida Zona Verde de Bagdá.

Poucos deputados compareceram à sessão, que começou por volta do meio-dia local (5h de Brasília) com a leitura de versículos do Alcorão. Em seguida, o presidente do Parlamento, Mahmud Machhadani, fez um discurso.

 

 Explosão

Um suicida detonou sua carga explosiva no café do Parlamento e matou uma pessoa. Veja no vídeo ao lado o momento exato da explosão.

"De repente ouvimos uma grande explosão dentro do restaurante. Eu vi os parlamentares feridos e sangrando", contou Fouad al-Massoum, líder do bloco curdo. 
 

arte
Mapa mostra a localização do parlamento na Zona Verde (Foto: GoogleEarth/Arte G1)

Segundo Massoum, membros das forças de segurança, temendo uma outra explosão, ordenaram a desocupação do prédio. Mas ninguém pôde deixar o local, permitindo assim que fossem interrogados.

"Um suicida com um cinturão explosivo detonou a carga no refeitório, na hora do almoço", disse uma fonte dos serviços de segurança iraquianos.

O local fica no primeiro andar do Centro de Convenções, nome do grande complexo que abriga a sede do legislativo desde que os Estados Unidos invadiram o Iraque em 2003. Neste andar também fica a Câmara onde os 275 parlamentares iraquianos realizam as principais sessões.

Uma fonte militar americana disse não ter ainda informações sobre a origem da explosão, que provocou importantes danos materiais.

As linhas telefônicas dentro e nas proximidades da Zona Verde não funcionavam depois da explosão.

As autoridades vão investigar como os explosivos entraram na Zona Verde, área cercado por postos de segurança dos EUA e do Iraque e que abriga a Embaixada dos EUA, o parlamento iraquiano e escritórios do governo.


 Zona Verde

A chamada Zona Verde é o setor superprotegido de Bagdá que abriga as instituições iraquianas e a embaixada dos Estados Unidos.

 

Apesar de toda a segurança da área, não é a primeira vez que os militantes conseguem atacar essa região.

 

Recentemente, um ataque de morteiros interrompeu o discurso do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e do primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, que falavam justamente sobre a segurança no Iraque.

O atentado não deixou feridos, mas as imagens do secretário-geral da ONU se encolhendo ao ouvir a forte explosão foram divulgadas em todo o mundo e serviram para ilustrar as enormes dificuldades que os americanos estão enfrentando no país árabe.

Em agosto de 2003, o enviado especial da ONU ao Iraque, o brasileiro Sergio Viera de Melo, foi assassinado junto a cerca de outras vinte pessoas em um ataque em Bagdá.

 

 

Terra

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Luto
Faleceu Ney Latorraca, um renomado ator e diretor, conhecido por seus papéis marcantes em produções
Mortos tinham 20 anos e seriam traficantes de drogas / Repórter Top
Família diz que ação da PM com jovens mortos foi execução em Rio Verde de MT (Vídeo)
Economia
Itens da ceia de Natal podem ter variação de preços de até 234%
Plantão
Avião de pequeno porte cai no centro de Gramado (RS), deixando mortos e feridos
Thermas dos Laranjais / Foto: Reprodução ESTRAGOS DAS CHUVAS
Forte chuva causa estragos no parque aquático Thermas dos Laranjais e toda cidade de Olímpia

Mais Lidas

ACIDENTE NAS ESTRADAS
Acidente envolve três veículos e deixa comerciante ferido na divisa de Fátima do Sul e Vicentina
SUPERAÇÃO
O milagre de Michael Schumacher: choro e o fim do estado de coma
Fonte: A Princesinha NewsTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Caminhonete sai da pista, colide em árvore, pega fogo e criança de 8 anos morre
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Abdias Tenório, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Natal
Veja as 4 galerias de fotos da chegada do Papai Noel na praça Getúlio Vargas em Fátima do Sul