O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã de hoje, no Palácio do Planalto, um de seus principais rivais políticos, o senador dos Democratas (ex-PFL), Antônio Carlos Magalhães (BA). Durante o encontro, que durou cerca de 1 hora e 30 minutos, o cacique baiano também aproveitou para dar conselhos ao presidente Lula e deu a entender que não concorda com o modo como o presidente age com os seus ministérios, cedendo muito espaço a seus aliados.
"Eu disse a ele que um presidente que ganha com 20 milhões de votos de diferença, na minha opinião, não precisa se submeter a ninguém, a nenhum partido político", disse Antonio Carlos Magalhães.
A visita dá início à estratégia de Lula de tentar uma aproximação com as principais lideranças da oposição no Senado. ACM, que considerou o encontro "muito útil" confirmou que pode ser uma das pontes entre o Planalto e os parlamentares.
Em relação à aproximação de seu partido com Lula, o senador baiano disse que conversará sobre o assunto antes com sua bancada. Lula mantém um diálogo com a oposição, pois acredita que depois de consolidar a base aliada em torno de uma coalizão de governo precisa "dar o passo seguinte".
"O presidente quer o entendimento com todas as forças que queiram ajudá-lo e eu vou conversar com os meus colegas. Ele disse que gostaria de conversar com todos aqueles, adversários ou não, como se fossem do próprio PT... E eu acho que é possível esse diálogo com a oposição", disse ACM.
O senador disse ainda que o presidente Lula pediu o apoio para a aprovação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da Reforma Política e de projetos que vislumbram o Nordeste.
O encontro também foi uma forma de retribuição a visita feita por Lula no começo de março, quando o senador estava internado. ACM disse que a conversa foi "muito simpática e amigável" e chegou a jurar que o presidente não fez nenhuma crítica a declarações no Plenário. O assunto crise aérea também não estava na pauta, confirmou o senador.
Terra Redação
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIP