Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 2 de janeiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
DORES NA COLUNA?

Quando a dor na coluna lombar é crônica ou aguda?

A dor na coluna lombar é a principal causa de incapacidade no mundo.

21 Nov 2018 - 16h46Por FÁTIMA NEWS - DA REDAÇÃO

A dor na coluna lombar é a principal causa de incapacidade no mundo. Mais de 90% da população teve ou terá ao menos uma crise ou episódio de dor na coluna ao longo da vida, segundo espeicialistas. Dentre suas principais causas, destaque para a má postura, excesso de peso e sedentarismo. A dor na lombar se divide entre os casos de desconforto passageiro (aguda) ou que acompanha o paciente há tempos (crônica), e muita gente ainda se pergunta qual a hora certa de procurar ajuda médica.

Segundo o Dr. Ailton Moraes, médico especialista em coluna, a dor lombar não é doença e, sim, um sintoma que revela uma necessidade de cuidado com a saúde das costas, como rever hábitos prejudiciais ao organismo. Com causas diversas, esse mal está diretamente relacionado ao estilo de vida do paciente, como a má postura e o sedentarismo. “Ao adotar uma vida sedentária, ocorre o enfraquecimento da musculatura de sustentação, o que pressiona a coluna em excesso e causa a dor na lombar”, explica Moraes.

O estresse e o tabagismo também são outros fatores de risco que podem causar problemas na coluna lombar. Movimentos errados também podem causar dor na lombar, como o carregamento de peso excessivo ou de forma equivocada, ou o agachamento feito de forma indevida para pegar algo no chão, o que pode representar apenas um mal estar passageiro.

Para definir se esse tipo de dor nas costas é passageira ou se pode indicar algum problema mais grave, acompanhando o paciente há tempos, é importante distinguir os tipos de dor na lombar.

Dor na lombar: crônica ou aguda?

O problema mais comum é a lombalgia aguda que é caracterizada quando a dor dura menos do que 12 semanas. Nesses casos, o incômodo aparece na coluna lombar, localizada entre a última costela e as nádegas do paciente, e apresenta piora quando ele se movimenta. Dessa forma, o paciente acaba andando com o corpo tensionado ou “duro”.

Já quando a dor dura mais do que 12 semanas, ela costuma ser caracterizada como lombalgia crônica. Com causas diversas, chamadas multifatoriais, esse tipo de dor é mais complexa de ser tratada e requer a ajuda de um centro especializado em dores nas costas, com profissionais como ortopedistas, fisioterapeutas, neurocirurgiões e reumatologistas, entre outros.

Outro fator relevante são os casos, embora raros, em que a dor na lombar pode ser um indicativo da presença de fraturas, tumores ou mesmo infecções da coluna. Por isso, independente da duração da dor, ao surgirem os primeiros sintomas é recomendável que o paciente busque um especialista em saúde da coluna para avaliar a gravidade do problema, iniciando um tratamento assertivo e personalizado de acordo com cada caso.

Tratamento para lombalgia aguda e crônica

Quando é diagnosticada a lombalgia aguda, o melhor tipo de tratamento deve ser avaliado entre o médico e o paciente. Entre as possibilidades, estão o uso de medicamentos e aplicação de bolsas de gelo, que ajudam a aliviar a dor ao anestesiar os músculos da área afetada, o que também previne e reduz o inchaço. Quando a dor ultrapassa 48 horas, a aplicação de calor no local também é recomendada, pois acalma os músculos doloridos. “Com bolsas de água quente, o fluxo sanguíneo é aumentado, o que ajuda no processo de cicatrização”, acrescenta o Dr. Ailton.

As massagens também são recomendadas, pois auxiliam no relaxamento da musculatura ao liberar endorfinas que aliviam a dor. Dessa forma, os músculos não ficam muito rígidos, o que pode piorar o problema. Já quando a dor ultrapassa 12 semanas e se torna crônica, o tratamento para a dor lombar pode ser através de sessões de fisioterapia ou de reeducação postural global (RPG).

Entretanto, somente um diagnóstico médico feito com exames clínicos e, em casos específicos, com testes mais extensos, como tomografia, radiografia ou ressonância magnética, poderá indicar a causa e a gravidade do problema. De maneira personalizada, o especialista irá recomendar o tratamento ideal para esse tipo de dor na lombar, que pode envolver repouso, fisioterapia, medicamentos ou mesmo alongamentos frequentes que podem ser realizados em casa ou em qualquer outro lugar. Somente nos casos mais graves é que a cirurgia é recomendada, quando são diagnosticados problemas como hérnia de disco ou infecções.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Chuva na região do Lago do Amor registrada no final de ano (Foto: Paulo Francis) PREVISÃO DO TEMPO
Temperatura cairá nesta sexta-feira e queda pode ser de 6ºC se a previsão se confirmar
Foto: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica AÇÕES DO GOVERNO DE MS
SES amplia acesso à cirurgia bariátrica em MS com triagem criteriosa e novas referências
AFOGAMENTO
Criança morre afogada em bebedouro para cavalos em Caarapó
(Reprodução: Leitor Midiamax e Redes Sociais) TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Casal morre em acidente envolvendo 03 carros horas antes da virada do ano
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued DPVAT 2025
Lula sanciona lei que revoga retorno do DPVAT em 2025

Mais Lidas

(Reprodução: Leitor Midiamax e Redes Sociais)TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Casal morre em acidente envolvendo 03 carros horas antes da virada do ano
Ermeson ROMPE acordo político garante vitória de Ronaldo do Lanche em disputa acirrada pela presidência da Câmara de Fátima do Sul. (FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA)FÁTIMA DO SUL - NOVO PRESIDENTE
Ermeson rompe acordo e Ronaldo do Lanche vai presidir Câmara de Fátima do Sul
FOTOS: DHIONE TITO / JORNAL FÁTIMA NEWSFÁTIMA DO SUL - GANHADORES
Confira quem foram os GANHADORES dos prêmios do Aniversário de 23 anos do Mercado Julifran
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - DINHEIRO EM CAIXA
Ilda Machado encerra mandato com dinheiro depositado para obras em andamento e R$ 6 milhões em caixa
Plantão
Van do grupo Zíngaro se envolve em acidente em trecho de rodovia em obras a caminho de Jateí