Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
meio-ambiente

Desmatamento na mata atlântica tem alta de 9%

27 Mai 2014 - 15h15Por Uol

Foram 24 mil campos de futebol que desapareceram em um ano. A destruição da mata atlântica continua subindo, segundo dados da ONG SOS Mata Atlântica e do Inpe, que serão divulgados nesta terça (27).

Na comparação entre 2012 e 2013, a derrubada da floresta rica em biodiversidade cresceu 9%. Desde 2008, o acompanhamento anual do desmatamento da floresta atlântica não registrava índices tão elevados.

Com mais essa quantidade grande de árvores ceifadas, o que resta agora da mata atlântica equivale a 8,5% da cobertura original deste bioma, que ocupava, antes do descobrimento, uma extensa área no litoral do país, desde a região Sul até o Nordeste.

Neste valor estão inclusos apenas os fragmentos florestais com mais de 100 hectares. Se forem contados os pedaços menores de floresta, o índice sobe para 12,5%.

Em 28 anos, desde que começou o monitoramento detalhado do sumiço da mata atlântica, o bioma perdeu uma área igual a 12 vezes o município de São Paulo.

"A situação não pode ser considerada boa, ainda mais depois da entrada em vigor do Código Florestal há dois anos", diz Márcia Hirota, diretora-executiva da SOS Mata Atlântica, em alusão a lei que define quanto é permitido desmatar em cada bioma.

  Editoria de Arte/Folhapress  

Enquanto os ambientalistas diziam que a lei estava afrouxando o controle do desmatamento ambiental, o grupo que defendia a lei, representado por deputados ruralistas, dizia o contrário.

Para eles, a lei, mais simplificada e precisa, facilitará o controle do desmate em todos os biomas. Na Amazônia, porém, o desmatamento, que vinha caindo na última década, subiu 28% no último ano analisado, antes mesmo de a lei ser regulamentada.

Na análise por Estado, o levantamento divulgado hoje mostra que Minas Gerais, mais uma vez, é o Estado que mais tem acabado com a sua vegetação típica da mata atlântica.

"Mas é preciso dizer que eles estão fazendo um esforço grande, principalmente por causa da atuação do Ministério Público local. E os índices caíram nos últimos anos", diz Hirota. Entre 2012 e 2013, a derrubada da mata atlântica mineira caiu 22%, apesar de ainda ser alta.

EFEITO FORMIGUINHA

Apesar de São Paulo e do Rio de Janeiro aparecerem com bons números no ranking estadual de desmatamento, existem ressalvas a serem feitas, segundo Hirota.

Nesses locais, existe o chamado efeito formiguinha. "O desmatamento começa pequeno e, quando aparece para gente, ele já destruiu uma parte importante de floresta".

O mapeamento do desmatamento, feito por satélite, flagra destruições só acima dos três hectares. "Nesses Estados, como dizem muitos com uma certa razão, quase tudo já foi destruído", diz a representante da ONG.
No caso do Piauí, a expansão de culturas como a soja são as principais responsáveis pela perda da floresta. Além disso, segundo Hirota, o Piauí também não reconhece que a floresta desmatada faz parte da mata atlântica. Por isso, a lei que dá proteção ao bioma não precisaria ser seguida naquele Estado. O aumento no desmate ali foi de 150% entre 2012 e 2013.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - PRESTANDO CONTAS
Usina Fátima do Sul Agro-Energética publica relatório de Transparência e Igualdade salarial
FUNTRAB - Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Economia aquecida em Mato Grosso do Sul permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Foto: Rachid Waqued DETRAN/MS
Em quais situações é possível pedir a baixa definitiva de veículo no Detran-MS

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos